sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

um Risoto De Funghi entre amigos

Comer é bom, mas comer entre amigos é melhor ainda. Cozinhar é um prazer, para muitos, mas cozinhar para gente querida é a melhor das experiências entre panelas fogo e fogão. Então se você se enquadra nas duas situações: gosta de comer e cozinhar, eis um post preparado para satisfazer essas duas ‘necessidades’ do bem viver Comer é bom, mas comer acompanhado é melhor ainda, afinal você vai ter com quem compartilhar aquele momento de alegria.

Vamos prepara um Risoto De Funghi

Você vai precisar

500gr arroz arbóreo 180gr funghi chileno Óleo e Azeite a gosto 1 envelope de Açafrão

300gr de parmesão ralado 150gr de manteiga

½ garrafa de vinho branco seco, gelado!

Sal a gosto 4 cebolas Cheiro verde 1 col chá pimenta rosa

Tudo muito simples :

Coloque em uma panela em fogo baixo 2l de água, 2 cebola cortadas em 4, cheiro verde, pimenta rosa.

Limpe um pouco em um escorredor os funghis. Coloque em um recipiente.

Ferva 1l de água. Despeje sobre o funghi, deixe por 1h +-. Tempere com sal. Quando coar a água, despejá-la na panela com as cebolas, cheiro verde e pimenta.

Pique 2 cebolas em cubos bem pequeninos (brunoise). Refogue em óleo com azeite. Acrescente o arroz, refogue. Acrescente o vinho, mexa muito -> neste momento o arroz soltará amido é importante então quanto mais mexer melhor. Se quiser pode parar ai e guardar o arroz para finalizar em outro momento. É até interessante para soltar mais amido, ai é só deixá-lo em um recipiente e mexe-lo um pouco para esfriar.

Continuando…

Acrescente no arroz a água (fundo, caldo) que esta na outra panela. Vá acrescentando e mexendo. Controle a temperatura conforme julgar necessário.

O ponto do arroz é al dente, ou seja, você sente no seu dente, mas ele não gruda. Quando estiver chegando perto disso, acrescente o açafrão, o funghi, o parmesão e por último a manteiga.

Lembrando :

Risoto significa sopa seca, então ele deve ficar sempre cremoso, sempre deve estar acrescentando o líquido da outra panela.

Mexa sempre, não o tempo todo, mas esteja esperto, caso contrário seu arroz pode grudar no fundo da panela.

Escolha uma panela grande, o arroz incha! E ainda você irá acrescentar outros ingredientes.

Esteja com o braço preparado, no final você vai mexer bem, a manteiga tem que derreter e se misturar. Ninguém vai querer achar um pedaço no meio do prato não é mesmo?

Bom Apetite!

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!