terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“Todos nós nos poderemos tornar em bons provadores :“


Este é o meu livro de cabeceira é, sem dúvida nenhuma, o maior livro escrito, acerca das técnicas de degustação, de todos os tempos. Se você quiser entender do que os grandes degustadores estão falando, você tem que tê-lo.

Esta grande referência sobre conhecimento olfato-gustativo do vinho “O gosto do Vinho”, escrito por Émile Peynaud com Jacques Blouin. Para quem não sabe, Émile Peynaud é um dos maiores enólogos da nossa era e tem uma monumental obra científica acerca da enologia. O que é mais impresssionante, no entanto, deste grande professor, é o fato de ele ser brilhantemente didático e ter uma sensibilidade excepcional para a degustação e seu ensino.

:Este livro ensinará ao apreciador, espero eu, pelo menos a arte do conhecimento e da apreciação do vinho.

Saber provar é a base do saber beber. A prova ensina-nos a saber dominar e dar bom uso aos nossos sentidos. Os bons inhos incitam à sobriedade, sendo o alcoolismo a punição do mal beber. (…) Eu queria que este livro vos ensinasse também a falar do vinho. Beber vinho não é um prazer solitário, mas comunicativo. . Há poucos prazeres capazes de tornar tão eloquentes como o de partilhar um taça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!