terça-feira, 26 de maio de 2015

Naõ bebeu todo o vinho? Veja dicas para conservar o líquido precioso


Só para finalizar o que eu falei semana passada, outra pergunta sempre é feita em meus cursos, ou mesmo quando estou apenas conversando sobre vinhos com um grupo de pessoas: “O que faço com a garrafa, depois de aberta?”.

Neste caso, a primeira dica que dou, para aqueles que gostam de tomar uma ou duas taças, por dia, é se acostumar a comprar meia garrafas. Você toma sua tacinha e não tem que se preocupar em como guardá-las depois.

Mas, naqueles casos em que achamos que vamos tomar a garrafa toda e não o fazemos, existem, sim, algumas saídas:

1 - Coloque a rolha de volta e guarde a garrafa, imediatamente, na geladeira, em pé;

2 - Utilize o vacu-vin (vendido em lojas de utensílios para cozinha) para retirar o oxigênio de dentro da garrafa e guarde-a na geladeira (geralmente, estes utensílios já possuem uma tampa específica, portanto, você não precisará da rolha);

3 - Há, também, um spray que coloca nitrogênio, que é insípido e inodoro, dentro da garrafa para preservar o vinho do oxigênio. (Esta solução eu confesso que nunca utilizei.)

Outra solução é pegar aquelas meia garrafas que você bebeu em outro momento, lavá-las e esterelizá-las e transferir o vinho da garrafa maior para a menor, mas tenha certeza de que ela está completamente limpa. O vinho estraga por ficar em contato com o oxigênio, então, quanto menor for a garrafa, menor será a concentração deste. (O ideal seria comprar essas garrafas menores, sem que elas tenham sido usadas, mas por aqui, não deve ser fácil encontrá-las.)

O tempo que a bebida levará para perder completamente suas características vai depender do tipo de vinho, pois vinhos brancos são mais sensíveis e tendem a oxidar mais rápido; já os tintos leves, um pouco depois. Os tintos complexos, por possuírem mais estrutura (aromas, taninos, etc.), conseguem durar um mais. E aqueles vinhos fortificados, como Jerez e vinho do Porto, com alta concentração alcoólica, podem persistir até duas semanas, depois de abertos.

No geral, os vinhos começam a perder suas características depois de 48hs, desde que devidamente refrigerados. A partir daí, ele começará a oxidar. E como você vai saber se ele oxidou ou não? Provando. Lembre-se de como o vinho era antes e como ela está, agora. Se notar que ele perdeu aromas e cor e está com um odor meio avinagrado, esqueça! Pode levá-lo para a cozinha, pois ele será melhor aproveitado para cozinhar.

Não esqueça que o maior vilão do vinho é o oxigênio. Altas temperaturas, também. Portanto, não deixe a garrafa de um dia para o outro, por exemplo, no balcão da cozinha. O ideal é, depois que você notar que não vai consumir o restante da garrafa, prontamente inserir a rolha (ou seguir o que mencionei acima) e colocá-la na geladeira.

Espero que, com os dois textos sobre armazenagem e conservação, as dúvidas tenham ido embora. Mas, se ainda restar alguma, pode enviar um email para solangesommelier@gmail.com, que eu tentarei ajudar mais.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!