sábado, 4 de outubro de 2014

CALMA EU NÃO BEBI DIREITO


Este texto surgiu,  de um encontro sobre vinhos onde algumas pessoas não paravam de olhar para o relógio e apurar a apreciação dos vinhos. Digo apreciação pois entendo que a palavra degustação utilizada normalmente não se adpata ao caso.

Um vinho deve ser apreciado, olhado, cheirado, cumprimentado, entendido, desde a sua uva até sua origem, depois vai à boca num gole calmo e prazeroso. Nunca de maneira apurada com pessoas olhando para o relógio, bebendo o vinho e pensando nos compromissos seguintes.

Penso que devemos entender que um bom vinho para chegar a nossa mesa, demorou mais de 5 anos entre  a vinha e a mesa. Com o suor, estudo, técnica e alegria feito por muitas pessoas que de certa forma representam o local, a cultura e a tipicidade de onde foram produzidos.

Como eu, em minutos irei sorver tal vinho? Não, Agir assim é no mínimo um ato de desrespeito a mim, ao meu bolso, as pessoas que produziram o vinho, desde o homem do campo até os responsáveis pela vinícola e aos meus amigos de encontro.
No mundo de hoje deixemos a pressa que o controla do lado de fora, pressa esta que tudo estraga que não permite que vejamos os detalhes, ah os detalhes tão importante na nossa vida. O vinho é igual, deixe que ele se apresente aos poucos, mostrando todas as suas sutilezas até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!