quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mapa do Vinho Espanha


Os Fenícios iniciaram as primeiras plantações na, hoje Cádiz e Xerex, chamada atualmente de Jerez. O clima quente propicia a amadurecimento das uvas com bastante graduação alcoólica nos trazendo os vinhos generosos ao estilo Porto. Vinhos que enfrentavam viagens longas. Assim, desde sempre a Espanha esteve vocacionada ao vinho. Depois vieram os Romanos. Desenvolveram as regiões mais para o interior do país. Após os Monges enólogos, ao melhor estilo Abadia e Mosteiros desenvolveram técnicas, na época insuperáveis, para  o desenvolvimento das videira e seus vinhos.
Hoje, a Espanha, como todos os países produtores, principalmente da Europa, estão com tecnologia de ponta e produzindo vinhos de grande qualidade.

Falar da Espanha é entender que seus vinhos não se resumem a uva Tempranillo nem a regiões mais  conhecidas de Toro, Ribeira Del Duero e Rioja.
Para entender a grandeza deste país temos que separar o seu mapa em regiões bem demarcadas, cada qual com suas características climáticas, solo e uvas típicas.

Ao norte Galíca e seus vinhos com a uva Albarño ao centro os poderosos vinhos tintos com a uva Tempranillo, passados em barricas ou não.
Na borda do Atlântico e Mediterrâneo, além dos Jerez, feitos com a Palomino e a Pedro Jiminez, temos os vinhos elaborados com a Garnacha e a Monastrell. Mais para o lado de Barcelona, as Cavas, com a Xarleo, Macabeu e Parleo, enfim, vinhos para todos os gostos e estilos.

Nas próximas postagem vamos conhecer as principais regiões, seus vinhos e uvas.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!