quinta-feira, 16 de junho de 2011

caldo de cogumelo vai bem com o melhor do outono

Esse climinha frio e úmido do outono me faz muito pensar em champignons.e cogumelos De todos os estilos. Eles são o sucesso dos pratos na Europa nesta época do ano. São perfumados, com notas que lembram terra molhada, folhas secas, nozes e coisas torradinhas. Como têm textura delicada, acompanham bem massas, risotos, molhos de carne, imprimindo em todos os pratos seu perfumes outonais.

Para combinar com pratos que levem estas delicias, sugiro vinho que também tenham estes toques. Algumas boa dica vêm do Piemonte – a uva Nebbiolo, quando atinge uma certa idade, 5, 6 anos e mais, resulta em vinhos cheios de aromas evoluídos que lembram e combinam bem com os variados tipos de cogumelos.
Uma outra dica ótima são os vinhos da Bourgogne, principalmente de Côtes d’Or onde, na juventude são frutados e discretos, mas com uma certa idade vão desenvolvendo perfumes carnosos e terrosos que vão bem com o melhor do outono.veja um receita bem simples de caldo de cogumelo você vai precisar de
um ótimo caldo de frango, leite de côco, galangal, capim-limão, cogumelos, tomates e limão

Ferva por 10 minutos duas xícaras dum bom caldo de frango (feito em casa, por favor!) e 2 de leite de côco junto com 2 talos de capim limão (a famosa erva-cidreira) e 8 fatias de galangal (esta não é fácil de achar. Dá pra usar gengibre no lugar).

Agregue ¼ de cebola roxa cortada em gomos, 1/3 de xícara de cogumelos (Portobelo ou Paris) fatiados e cozinhe por mais dois minutos

coloque 4 folhas de limão cravo rasgadas. Quando cogumelo estiver cozido, junte 8 tomates-cereja cortados ao meio

Tempere com 2 e 1/2 colheres de sopa de nam pla, 2 de açúcar (é isto mesmo), e quando apagar o fogo, 2 colheres de sopa de suco de limão.

Sirva com coentro e cebolinha verde por cima. O resultado final esta maravilha

Cremosa ,gostosa e quentinha uma ótima oportunidade para estas noites geladas

5 comentários:

  1. Que lindo post!! Que lindo texto e que vontade de saborear essa delicia !!! Depois quero fazer essa receita que dupla, hein?
    Beijo,
    gabriela

    ResponderExcluir
  2. Lindo o post…!!!
    a combinação D+,
    eu, adoradora de vinhos não sabia desta combinação
    tenho que faze esta receita
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida Solange que delicia de caldo –. Mas de fato a harmonização perfeita esta na sensibilidade de seu post! Parabéns pela delicadeza e bom gosto.
    Abraços.( Nicole)

    ResponderExcluir
  4. Nicole , obrigada
    Primeiro pela visita ao blog, e, por último, pelas palavras.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Solange ! Como vai ?
    Sou seguidora do vinho&moda– embora não conheça absolutamente nada sobre o assunto. . .
    O que me faz acompanhar seu ” trabalho” é justamente todo esse seu esmero e dedicação.
    A disposição harmoniosa das figuras e o texto bem redigido fazem do seu blog uma agradável leitura

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!