quinta-feira, 12 de maio de 2011

Antes da Pinotage me Apaixonei pela CHENIN BLANC





.muito se fala da casta Pinotage o seus vinhos Mas até agora dos vinhos que apreciei os melhores foram da casta Chenin Blanc.

Casta nômade, tem seu berço na região central do Loire, França, produz lá, vinhos brancos de mineralidade bem acentuada, aromas de frutos secos e com alta tipicidade, lembrando suas primas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Não se dá muito bem em locais fora de sua região de nascimento. Mas quando gosta do novo local produz excelentes brancos.

Na Argentina vem sendo utilizada para dar corpo aos espumantes e mesmo individualmente produz ótimos vinhos. No Chile, ao que me parece tem produção limitada. Brasil e Uruguai nunca ouvi falar.

Na África do Sul, ao contrário, plantada em grandes quantidades, o que chama atenção pois pode produzir vinhos bem rasteiros, vem adotando este país como sua casa adotiva.

Mas confesso, tenho me apaixonado por ótimos vinhos da África do Sul com esta casta. Lá ela produz vinhos mais leves que na França, altamente versátil para combinar pratos e gostos, podendo ser apreciado sozinho, com petiscos ou acompanhando frutos do mar.

E digo, novamente, tenho bebido excelentes africanos desta casta, prestem atenção no produtor e podem comprar que são vinhos ótimos.

Portanto, quando encontra um sul africano desta uva, experimente vai ser paixão a primeira vista




Um comentário:

  1. querida Solange pela primeira vez vejo alguém me dizer que a grande uva da África do Sul não é a Pinotage mas sim a Chenin Blanc. Fora de seu berço, no Loire, França, em nenhum outro local deste planeta encontrou lugar melhor do que na África do Sul. De lá já apreciei vários Chenin de grande qualidade. Para mim a casta ícone da África do Sul.abraço

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!