sábado, 20 de novembro de 2010

RHÔNE SUL – TAVEL SUAS JÓIAS E SEUS SEGREDOS



Ao falar do Rhône sul não se pode esquecer Tavel. Pequena cidade perto de Orange e Avignon. E primeira região demarcada na França onde é proibida a produção de vinhos que não sejam roses.

Os roses são feitos das castas tradicionais do mediterrâneo, Grenache, Cinsualt, Clairette entre outras. São roses encorpados, volumosos e únicos.

Quem gosta de um bom rose como eu este é imperdível ele é completamente diferente de todos os outros roses que possas ter experimentado.

O Tavel está entre os melhores vinhos da França. São encorpados, frutados e com grande final de boca. De cor exuberante vão do rosa vivo até o vermelho mais claro.

Os segredinhos de Tavel são, além da região somente produzir roses em área muito pequena possui aquele conhecido solo de cascalho que retém calor de dia e o libera a noite ajudando no amadurecimento das castas, além de reter a umidade, essencial numa região tão ensolarada e quente no verão.


Outro segredo é a técnica de vinificação. Aqui é usada a maceração carbônica onde as uvas não são esmagadas por prensa e sim pelo próprio peso da uva, desde modo cada baguinho de uva inicia seu processo de fermentação no momento certo de maneira muito lenta permitindo a concentração de aromas, açúcar e álcool no que resulta, ao final nestes espetaculares roses.

São excelentes parceiros para os pratos orientais e peixes mais gordurosos como salmão e atum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!