Na Espanha há aproximadamente 190 tipos de queijos. Um que merece ser destacado é o Arzúa-Ulloa que é um queijo de leite de vaca pasteurizado original da Galícia. Com textura semi-cremosa, tem aromas amanteigados e sabor levemente salgado. É um queijo de cor uniforme, amarelo pálido, de aspecto brilhante, sem fendas e com poucos e pequenos olhos distribuidos irregularmente. Envelhece de 15 dias à 4 meses. Chama-se queijo de 'pasta lavada' pois a massa entra em contato com a água durante a sua elaboração.
Outro queijo bastante conhecido na espanha é o tetilla que é muito representativos na cozinha galega. Elaborado com leite pasteurizada de vaca de raças galegas, com maturacão que vai de 7 à 20 dias. Sua forma de cónica, cóncava-convexa, é a que lhe dá nome (recordando a uma mama ou tetilla). Possui um sabor suave, de textura semi-cremosa e sabor ligeiramente ácido e levemente salgado, sua cor é um amarelo palha.
Esses dois queijos harmonizam muito bem com os vinhos tintos "crianza" de la Rioja.
Os queijos franceses
O queijo é um dos mais antigos alimentos preparados que a história da humanidade registra. Dizem os gregos que o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei de Arcádia. Muito embora, pormenores sobre as origens exatas deste alimento, ainda permaneçam ignorados, a História confirma a sua antiguidade e revela que os Assírios, os Caldeus, os Egípcios e, posteriormente, os Gregos e os Romanos apreciavam o queijo e o produziam.Hoje, paises do mundo inteiro o produzem. Dentre os paises produtores a França é um dos maiores, elaborando uma diversidade tamanha, que se diz haver um tipo de queijo para cada dia do ano. A variedade dos queijos franceses é de tal forma extensa, que uma classificação costumeiramente envolvendo8 (oito) famílias, é usada para defini-los. São elas:
Como dignos representantes dos Queijos de Massas Moles e crosta com flora microbiana(Les Patês molles a croute fleuries) há os Camembert, Brie, Chaource, Perail Fermier, Neufchâtel…etc.
Dentre os Queijos de Massas Moles e crostas lavadas(Les Pâtes molles a croute lavees), destacam-se os Munster, Époisses, Langres, Livarot, Maroilles, le mont-d’or, Brebis Fougere,…etc.
Os Queijos de Massa Prensadas cozidas(Les Pâtes pressées cuites), têm como referencia os Emmental, Gruyère, Comté, Beaufort, Abondance, etc.
Os Queijos de Massa Prensadas não cozidas(Les Pâtes pressées non cuites), são representados pelos Reblochon, Morbier, Saint-Paulin, Tome de Savoie, Cantal, Saint-nectaire, Mimolette y Ossau-Iraty.
Os Queijos de Cabra(Les Fromages de chèvres), mais representativos são os Chevrotin, Crottin de Chavignol, Chabichou du Poitou, Valencay, Pouligny Saint-Pierre, Sainte-Maure de Touraine, Selles-sur-Cheretc.
Os Queijos de Massa com Manchas Esverdeadas ou Queijos Azuis (Les Pâtes persillees), mais conhecidos são Roquefort ,Fourme d’Ambert, Montbrison, Bleu des Causses, …..
Os Queijos Frescos, Queijos Brancos(Fromages Frais, Fromages Frais)e os Queijos Fundidos(Fromages Fondus), são queijos frescos, tem como representantes os fromages blancs battus, fromages blancs de campagne e les suisses e são mais utilizados na culinária e elaboração de sobremesas.
Obviamente que a harmonização de tantos queijos é feita com uma gama de vinhos distintos. Tais harmonizações são feitas com vinhos das mais diferentes regiões produtoras da França. A saber: os Queijos de Massas Moles e crosta com flora microbiana(Les Patês molles a croute fleuries) harmonizam com os Bordeaux de St Emilion, St Estephe; Queijos de Massa com Manchas Esverdeadas ou Queijos Azuis (Les Pâtes persillees harmonizam com vinhos tintos ligeiros como Châteauneuf du Pape, Bordeaux, Fitou, Côte du Rhône ou com brancos como Sainte Foy, Jurançon, Sauternes; os Queijos de Cabra(Fromages de chèvre ) compatibilizam com os vinhos da região da Côte de Provence e vinhos do Vale do Loire, etc. Muito mais do que saber sobre a harmonização ideal entre queijos e vinhos, é entender que entre eles deve haver um diálogo pleno de encantamento, feitiço e magia.
O queijo Mont d’Or
O queijo Mont d’Or (produzido na França, em Haut-Doubs, de leite cru de vaca, de consistência mole, com casca lavada, envolto em uma cinta de casca de pinheiro e acondicionado em caixa de madeira da mesma árvore), perfeito com os vinhos brancos franceses de Côtes-du-Jura, de Etoile, Savoie et Bugey (Aligoté).
O queijo Époisse, da Borgonha,
O queijo Époisse (feito na vila de Époisse na Cote-d’Or – Borgonha – é feito de leite de vaca,-não pasteurizado – , é circular - em torno em 10cm de diâmetro, com uma cor vermelho-alaranjada e uma textura macia distinta) combinação perfeita com os vinhos brancos da Borgonha ou com os vinhos Sauternes.
O queijo Munster
O queijo Munster(originalmente desenvolvido por monges em monastérios franceses medievais) é feito de leite de vaca, circular, cremoso, de casca lavada com uma cor amarelo-escuro e uma textura semi-macia) perfeitos com os vinhos brancos de Gewürztraminer e vinhos tintos Côte-Rotie e chateauneuf -du -pape
O queijo Brillat-Savarin
queijo Reblochon
O queijo Reblochon (um queijo francês da região de Savoie),feito de leite de vaca, de casca mole,lavada, de textura suave, de cor amarelada , cilindrico),perfeitos com os vinhos tintos da Borgonha, (Mercurey, Macon Superieur), de Bordeaux ( Saint Emilion) e brancos como os Pouilly-Fuissé.
O queijo Chabichou du Poitou
queijo Chabichou du Poitou (queijo feito de leite de cabra, de casca branca e macia, com um peso médio de150 grama), uma perfeição com os vinhos brancos do Loire, particularmente os Sancerre e os Pouilly-Fumé.
Tommie de Savoie
O queijo Tommie de Savoie ( feito de leite de vaca prensado, com um peso médio de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!