quem é enófilo e até mesmo os profissionais do vinho, já se confundiram entre esses dois grandes vinhos, realmente, é difícil diferenciar pelo nome, ainda que você pesquise e prove, no futuro vai surgir à dúvida novamente, devido os parecidos nomes e não fazerem parte do nosso dia-a-dia lamentavelmente.
Pouilly-Fumé (a pronuncia é puí fiumê), é um vinho produzido no Vale do Loire – França, que é uma região conhecida por fazer vinhos brancos e rosés excepcionais, o nome Pouilly vêm da cidade chamada Pouilly-sur-Loire, e Fumé significa defumado ou defumação, uma característica comum desse vinho é o aroma que tende ao defumado (o próprio nome já diz...). O Pouilly-Fumé é produzido exclusivamente com a uva Sauvignon Blanc e pouquíssimas vezes passam por carvalho, os produtores preferem preservar os aromas da variedade, que são únicos devido terroir daquela região.
Pouilly-Fuissé (a pronuncia é puí fiuissê), é um vinho produzido na Borgonha – França, feito exclusivamente com a variedade Chardonnay, o nome Pouilly é devido a cidade (cidade esta diferente da descrita no parágrafo anterior), e Fuissé também é um nome de cidade, essas duas cidades ficam na região de Mâcon. O Pouilly-Fuissé é um vinho que passa por carvalho (na maioria das vezes) e o na boca é um vinho encorpado e de longo final.
A única semelhança entre os dois vinhos é que são vinhos brancos maravilhosos e vêm da França.
Atenção: Pouilly-Fumé e Pouilly-Fuissé não são marcas de vinhos, portanto você pode encontrar diversos produtores que produzem vinhos com esses nomes. Para receber esses nomes, os vinhos devem ser produzidos nas respectivas regiões demarcadas e sob um controle rigoroso, esses fatores permitem que falsários fiquem impossibilitados de falsificar esses vinhos.
adorei a explicação!! didatica e simples, sem arrogância! para nós apaixonados pelo vinho e iniciantes essas explicações sao super bem vindas
ResponderExcluirOlá… a mais simples e melhor explicação para esses vinhos maravilhosos … 👏👏👏
ResponderExcluir