Se você não dispõe de recursos suficientes para estudar e provar os vinhos das principais regiões francesas, sugiro que comece pela região de Languedoc-Roussillon.
Languedoc-Roussillon fica no sul da França, é considerada a maior área produtora de vinhos do mundo (possui 283 mil hectares de vinhedos), é uma extensão considerável, pois pouca gente conhece os vinhos desta região, quem não está habituado com vinhos provavelmente nunca ouviu falar.
Acontece que os vinhos produzidos nessa região possuem maior relação custo benefício em relação aos vinhos produzidos nas regiões tradicionais (Bordeaux, Bourgonha, etc...), esse preço menor é devido à vasta região e também a pouca divulgação de seus vinhos no exterior, nos Estados Unidos, por exemplo, os vinhos de Languedoc-Roussillon eram poucos conhecidos até o início da década de 90 (conforme relata a escritora Karen MacNeil no livro A Bíblia do Vinho na página 252), no Brasil não é diferente, somente agora estamos conhecendo os vinhos do sul da França, ainda temos certa dificuldade em encontrar esses vinhos no mercado.
Muitos especialistas comparam os vinhos dessa região com os vinhos produzidos nos países de novo mundo, pois as influências frutais e varietais são muito grandes. Os vinhos de Languedoc-Roussillon são conhecidos de três formas: pelo nome da região onde é produzido (como nas regiões tradicionais), pelo nome da uva (como nos países de novo mundo), e pelo nome do produtor.
As principais regiões produtoras são: Corbières, Coteaux du Languedoc, Minervois, Saint Chinian, Cotes de Roussillon-Villages e Fitou.
As principais uvas cultivadas são:
Tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz e outras...
Brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc,Viognier e outras...
Se desejar provar bons vinhos dessa região e não sabe onde comprar, sugiro que procure por uma marca de vinhos chamada Club de Sommeliers, essa marca possui muitos vinhos de Languedoc-Roussillon de boa qualidade, no Carrefour também tem vários, procure pelos nomes das regiões produtoras: Corbières, Coteaux du Languedoc, Minervois, Saint Chinian, Cotes de Roussillon-Villages e Fitou.
Languedoc-Roussillon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!