sexta-feira, 27 de agosto de 2010

QUICHE CLÁSSICO

Prova de que a praticidade não é inimiga do requinte, o quiche é uma opção rápida, versátil, econômica e, por que não, sofisticada para o dia-a-dia. Normalmente servido quente, ele pode ser usado como prato principal ou como entrada, além de fazer uma boa parceria com uma salada crua ou cozida. Para os recheios à base de legumes, verduras ou queijos suaves, um vinho branco como o Chardonnay é um bom acompanhamento. Já no caso de quiches mais condimentados, com tomate seco ou queijos de sabor marcante como o gorgonzola, um tinto de corpo médio é uma ótima pedida.

A deliciosa torta salgada é uma receita clássica francesa que data do século XVI, mas foi inspirada em um bolo alemão chamado “kuchen”. A influência alemã é resultado da proximidade entre a cidade de Lorraine, onde o quiche foi criado, e a região da Alsácia-Lorena, pivô de uma disputa territorial entre a França e a Alemanha por décadas. A receita original dessa torta leva creme de leite, ovos, bacon, pimenta do reino e noz moscada. Hoje, no entanto, há uma grande variedade de receitas de quiche disponíveis – inclusive com ingredientes mais saudáveis.

Minha versão de quiche, por exemplo, inclui uma parte de farinha integral na massa e tem como ingredientes-chave o leite e a ricota. Para dar o sabor propriamente dito, uso legumes e verduras cozidos no vapor - como brócolis japonês, couve-flor ou espinafre -, temperos, milho e queijos variados. Outra opção é usar tomate seco e queijos magros, com um toque de gorgonzola e queijo parmesão. Desta forma, um quiche feito em casa pode ser o substituto ideal para aquele lanchinho “glamour zero” depois de um dia de trabalho, além de ganhar disparado nos quesitos sabor e saúde.


Receita:

QUICHE LORRAINE (tradicional)

Para a massa:
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
- 1 ovo

Para o recheio:
- 250 g de bacon em fatias
- 3 ovos
- 500 ml de creme de leite
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 2 xícaras (chá) de queijo prato ralado (200g)

Modo de Preparo

Massa:
Misture 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com 1 pitada de
sal e 1 pitada de açúcar. Acrescente 100 g de manteiga gelada em cubos
até formar uma farofa grossa. Acrescente 1 ovo e trabalhe a
massa até que ela fique uniforme e não grude nas mãos.
Embrulhe em papel filme e guarde na geladeira por 15 min. Retire a massa da geladeira e forre com ela o fundo e a lateral de uma fôrma de cerca de 20 cm de diâmetro. Em seguida, faça pequenos furos na massa com um garfo e leve-a ao forno médio pré-aquecido por 20 a 30 minutos.

Recheio:
Leve 250 g de bacon em fatias à frigideira até dourar, seque com papel absorvente, pique grosseiramente e reserve. Em seguida, bata 3 ovos, adicione o creme de leite fresco e acrescente sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture, então, com o queijo parmesão ralado, o
queijo prato ralado e as fatias de bacon.

Montagem:
Cubra a massa com o recheio e asse em forno médio pré-aquecido
por aproximadamente 40 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!