sábado, 28 de agosto de 2010

LAGARDE VIOGNIER RESERVA 2008


Ser fosse trama de uma novela, as uvas Torrontés e Viognier certamente teriam sido separadas no nascimento. Desde que li (e participei de) um tópico em uma degustaçao sobre vinhos do Torrontés, venho com vontade de tomar um varietal dessa uva. Diante da dificuldade em encontrar um rótulo interessante à base da casta branca emblemática da Argentina, decidi levar para casa o Lagarde Viognier Reserva 2008. A semelhança entre esses dois varietais é incrível, e tanto a Torrontés quanto a Viognier se adaptaram muito bem às condições climáticas e altitudes argentinas, resultando em vinhos que valem a pena conhecer.pricipalmente hoje esta muito quente em bh
A vinícola pertence ao grupo argentino Pescarmona – que atua também na área metal-mecânica – e, segundo o guia “Cem Vinhos Imperdíveis”, de Patrício Tapia, a casa, do alto de seus 100 anos de história, consegue equilibrar tradição e modernidade, produzindo vinhos marcados pelo equilíbrio e pela ótima tipicidade, isto é, pela valorização das características próprias de cada uva. Segundo a Lagarde, o vinho é composto apenas de uvas Viognier e não tem passagem por barricas de carvalho, descansando na garrafa por no mínimo três meses antes de ser colocado no mercado.

Durante a degustação, o Lagarde Viognier Reserva 2008 mostrou coloração amarelo dourado, bem como notas florais e cítricas nos aromas, com destaque para a laranja e o pêssego. Extremamente floral na boca, mostrou-se também fresco, cítrico - lembrando abacaxi - e amanteigado. Tem bom corpo e baixa acidez – características típicas dessa variedade e também da Torrontés –, além de persistência média. Sem dúvida, uma ótima compra, que mostra como essa uva nativa do Rhône vem alcançando resultados surpreendentes na Argentina..


Lagarde Viognier Reserva 2008
Origem: Luján de Cuyo, Mendoza

Harmonização: Saladas, peixes – incluindo o salmão -, sushi e sashimi.
Classificação: Muito bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!