terça-feira, 31 de agosto de 2010

No lugar certo


O que não falta nas casa hoje são adegas. Antes, o que não podia faltar era a lareira, item hoje resolvido. Agora, são as adegas. As pessoas costumam casar a região com clima frio e seco. Eu mesma mandei fazer uma adega em minha casa. E não funcionou como deveria. Esse é o caso da maioria dessas adegas ?caseiras?. O Uma adega que guarda o vinho em torno dos 13-16º C e uma umidade por volta dos 70%, o ano todo. Isso só lá nas ?europas? mesmo.

. E não precisa ser verão, não. Esse sol forte, mesmo no inverno, faz a temperatura subir acima dos 20º C. O vinho é sensível à temperatura, luz, umidade, calma e limpeza.
Gregos e romanos já sabiam que guardar adequadamente um vinho era importante para a sua evolução e qualidade. Seu vinho vai estragar-se se submetido a temperaturas muito altas ou exposto à luz do sol por algum tempo. Se guardado num lugar muito frio, pode congelar, expandir e expulsar a rolha (ou qualquer que seja a tampa).

Se uma garrafa for exposta por algumas semanas à luz do sol e a um calor acima de 25º C, o vinho vai ?cozinhar?. Você o perderá para sempre. Temos alguns vinhos de Bordeaux e da Borgonha, por exemplo, que só estarão prontos para beber em dez anos e que podem custar de US$ 1,5 mil a US$ 10 mil a garrafa. Claro que têm de ser guardados com o máximo de cuidados numa adega apropriada, que reproduza as condições.

Mas a maioria dos vinhos que tomamos são jovens, não precisam esperar para serem consumidos. Poderíamos guardá-los no vão embaixo da escada e, pronto, tudo resolvido. Mas essa ainda não é a melhor solução. Uma adega apropriada significa principalmente conveniência. Com ela, em perfeito funcionamento, você poderá ter o vinho que quiser, nas condições as mais perfeitas, a qualquer hora.

Vinhos finos são caros. Seus preços só se justificarão se você tiver onde guardá-los apropriadamente. Sabemos que conseguimos melhores preços se comprarmos vinho em caixas. Mesmos os vinhos mais finos (e mais caros) têm preços menores se adquiridos ainda jovens. Mas eles terão de ser guardados adequadamente, pois terão de esperar o tempo certo para consumo. Mas onde guardar duas, três dúzias de vinho? Debaixo da escada, sujeitas a tremendas variações de temperatura, a luz e sujeira?

A temperatura de guarda é o fator mais importante. Seria ótimo termos uma temperatura entre 10 e 12º C. Contudo, qualquer temperatura constante, seja entre 5 e 18º C, ajudará. O caso é evitar flutuações: uma diferença de 5 a 6º C entre o inverno e o verão não representa um grande problema. Mas esse tipo de oscilação em bases diárias ou semanais danificará seus vinhos, fazendo com que envelheçam prematuramente. O vinho vai, repetidamente, se expandir e contrair, até que danificará a rolha e permitirá a saída do líquido e a entrada do oxigênio. É a rota do vinagre. Um vinagre caríssimo.

A umidade também é importante para manter a elasticidade das rolhas, evitando que ressequem, encolham e deixem o líquido sair (razão pela qual devemos guardar as garrafas sempre na horizontal). 70% de umidade é o nível recomendado, embora o vinho não sofra se a taxa for maior. O caso é que o excesso vai estragar os rótulos. Você terá dificuldades em identificar o vinho. E isso é particularmente mais importante para investidores ou colecionadores. Quando quiserem negociar com o vinho, o rótulo terá que estar em perfeito estado.

A luz envelhecerá prematuramente o vinho. Raios ultravioletas penetram mesmo em garrafas feitas com vidros escuros. O resultado é deixar a bebida com aromas desagradáveis. A sua adega deve ser um breu de escura. E nela você só usar lâmpadas incandescentes.

Se a adega sofrer com as vibrações de caminhões, ônibus, máquina de lavar etc., os sedimentos do vinho podem ser perturbados. Não é um problema muito comum. Mas procure um lugar calmo, longe dessas vibrações.

Além disso, as adegas devem ser limpas e bem ventiladas, livre de aromas estranhos que possam entranhar-se pelas rolhas. Não fume nem deixe fumar nesse lugar. E perua muito perfumada também não entra.
Sujeiras, poeiras atraem insetos que por sua vez podem infectar as rolhas.
Só consegui parte pequena de todas essas indicações.

Mas a melhor saída definitivamente para desisti da adega ?caseira? e compra um climatizador.. Não consigo recomendar nada melhor para guardar vinhos do que esses refrigeradores especiais para vinhos, que conseguem manter temperaturas de 10 a 16º C constantes e umidade fixa em 70%. O ano todo. Para o nosso clima nada melhor.

Você pode escolher entre as importadas ou as nacionais. Por exemplo: na Mistral ) você encontra climatizadores Electrolux, produzidos na Europa, em várias capacidades (desde 50 até 200 garrafas). Só que os preços inevitavelmente tomam o poderoso euro como base. O seu bolso pode congelar.

Mas temos climatizadores brasileiros ? e todos sabemos que exportamos geladeiras para todo o mundo. Procure a Art des Caves, que já é líder de mercado na fabricação de adegas climatizadas e a única com certificado ISO 9001. Fabricam 15 modelos de adega, com capacidades de 25 a 500 garrafas e dezenas de tipos de acabamento.

A Art des Caves, inclusive, acaba de lançar um modelo novo, o Évolution, feito para quem está começando e não tem muito espaço. É mais alta e estreita que as demais e recebe 35 garrafas. Cabe em qualquer canto. Dá para ter pelo menos 5 garrafas de 7 estilos diferentes: 5 champanhes, 5 proseccos, 5 tintos, 5 brancos, 5 rosés, 5 Portos e 5 vinhos doces naturais. Mais pra quê?


Vinho é isso: você tem que guardar no lugar certo do seu peito. E da sua casa. Mais dicas no próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!