quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Hoje vamos fala das UVAS MAIS CONHECIDAS!!!


Hoje. Vamos dar uma rápida ideia das uvas mais conhecidas. São as chamadas uvas internacionais e assim o são não porque vieram deste ou daquele país e, sim, porque têm alto poder de adaptação, produtividade e qualidade. 
Nas tintas temos:

CABERNET FRANC:. Originária do Loire, França, faz parte do chamado corte bordalês, isto é, faz parte dos afamados vinhos de Bordeaux junto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Gosta de solos frios e clima temperado. Uva de taninos (veremos em outro post o que é) firmes, sedosa, aromática e se encaixa perfeitamente na combinação acima. Individualmente, mais raro de se encontrar, produz um vinho encorpado e agradável de se beber, mas sua grande qualidade é a perfeita combinação com a Merlot e/ou a Cabernet Sauvignon.

CABERNET SAUVIGNON: Esta para as tintas omo a Chardonnay para as brancas. Difícil o lugar onde não é plantada. Nascida em Bordeaux, França. Alta produtividade e adaptabilidade. Seus vinhos são um tanto tânicos e duros, nos vinhos de menor expressão. Aromas profundos de ameixa e frutos vermelhos. Muito propícia ao envelhecimento, com saúde, e a vocação para a madeira, aceitando o estágio nas barricas de carvalho.

MERLOT: Outra espécie vinda de Bordeaux, França. Adora locais frios e solos úmidos. Vinho de taninos médios. Nos melhores exemplares é bastante sedosa. Bastante frutada quando o vinhedo está em locais mais quentes, com aromas de ameixa, frutos negros como amora e cassis. Nos vinhedos mais frios seus aromas lembram pimentão verde e toques mais herbáceos. Está espalhada pelo mundo pela mesma razão de suas irmãs acima. No Brasil adapta-se perfeitamente, podendo-se dizer que é nossa uva tinta ícone, isto é, produz-se com qualidade e quantidade ímpar.

PINOT NOIR: Mais uma uva francesa, agora da Borgonha. Uva que faz parte do corte da Champagne junto com a Chardonnay e a Pinot Munier. Gosta de locais frios e sempre está de mãos dadas com as castas brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc, portanto aonde tem estas castas tem uma boa Pinot Noir. Seus vinhos são de corpo médio, muito aromáticos e de cor vermelho claro. Baixo índice de taninos nos trazem um vinho muito frutado e agradável de se beber.

MALBEC: Pelo menos para os consumidores que estão abaixo da linha do Equador é uma das principais uvas tintas. É originária de Cahors, no sudoeste francês. Lá nunca alcançou a grandeza que tem agora na Argentina e Chile. Uva que produz tintos encorpados. Aceita muito bem a madeira e produz vinhos com aromas de ameixa e frutos vermelhos. Tem muita doçura da própria uva o que traz vinhos menos ácidos e mais aos gosto dos que estão iniciando no mundo do vinho.

CARMENÈRE: Nascida em Bordeaux e por lá extinta tem tempo. Muito anos confundida com a Merlot no Chile. redescoberta a pouco mais de uma década, hoje é a uva símbolo do Chile. Vinhos muito parecidos com os Merlot, porém com um gosto terroso que aqueles não tem. Sedosa, taninos médios, pouco menos aromática que a Merlot. Até pouco tempo atrás, na minha opinião, não se produzia vinhos de grande expressão. Hoje mudou, há vinhos excelentes.

Nas brancas, certamente temos uma dupla francesa de muito sucesso.

CHARDONNAY: Seu berço é a Borgonha, França. Seguramente a mais importante uva branca que existe. Sua adaptabilidade é imensa. Temos desde os vinhos normais até os de sobremesa. Vai desde os vinhos sem madeira até os barricados. Sem esquecer que é a uva branca no corte de Champagne e dos espumantes. Se os vinhedos estão em locais mais frios produzem vinhos herbáceos, minerais e de uma acidez marcante. Se em locais mais quentes algo puxado a mel e bastante encorpados.

SAUVIGNON BLANC: Uns dizem ser de Bordeaux outros do Loire, mas o que interessa é que junto com a Chardonnay está espalhada por todo o mundo. Mas, ao contrário de sua parceira, produz vinhos de acidez alta, cítricos e muito secos (quase sem doçura natural). Ideais para frutos do mar e pratos leves. Aromas cítricos e herbáceos, muito refrescante e amiga dos dias mais quentes. agora que vocês já conhecer um poquinho dessas uvas que tal beber varias taças ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!