sábado, 23 de fevereiro de 2013

O que será que as cores do vinho nos dizem?

Hoje vamos fala das cores a apresentação visual do vinho nos traz um show de cores e luminosidade,.


Sintam a magia em cada taça .

Quando abrimos uma garrafa de vinho e a colocamos na taça e, de preferência, a contrastamos com um fundo branco, temos o mesmo impacto.

A luminosidade e as cores do vinho nos trazem mensagens importantes entao vamos conhecer cada uma .

BRANCOS:

Vinhos brancos com cor pálida, isto é, amarelo e quase transparente nos indicam que estamos a frente de vinho muito leves, refrescantes e de acidez mais elevada. São vinhos aos estilo Chablis (chardonnay da região de Chablis, França) Pinot Grigio italiano (Alto Ádige ou Veneto) um Chenin Blanc da África do Sul. O que importa é que são vinhos leves e não passam por barricas.

Vinho branco de cor mais acentuada, algo como limão, amarelo, amarelo-palha ou amarelo esverdeado, são vinhos brancos mais encorpados e aromáticos, algo como um Sauvignon Blanc do Chile, um Encruzado ou um alentejano, Portugal, Riesling Alemanha, Austrália ou Nova Zelândia, o que importa é que são brancos mais encorpados, alguns aceitam até uma rápida passagem por madeira.

Brancos de cor dourada, não sendo vinho de sobremesa ou doces, são, em geral vinhos brancos de uvas com cor de casca avermelhada, como a Vermentino (Sardenha) uma Gewütztraminer ou mesmo uma Pinot Gris (Alsácia). Vinhos de acidez mais educada, alto potenciam aromático, encorpados cremosos.

Brancos de cor amarelo ouro, certamente os brancos que passaram por barrica, em especial os Chardonnay que aceitam muito bem este estágio. Brancos de forte personalidade, ideais para pratos com mais gordura. Um bacalhau é o ideal.

ROSÉS:

Quanto mais cor de casca de cebola (amarelo alaranjado), em geral os de Provence, mais leve é o nosso rose, menor foi o contato das cascas das uvas tintas com o mosto. Quanto mais vermelho escuro, mais encorpado é o nosso rose, de certo modo os chilenos, argentinos, americanos e australianos, pelo contato destas cascas com o suco.

TINTOS:

Vermelho com bordas arroxadas, certamente, será um tinto jovem, recém produzido e que não passou longo períodos em barricas, se é que por lá esteve. Os argentinos e chilenos jovens.

Vermelho vibrante e claro. Tinto com pouco tanino, um Pinot Noir, um Gammay um Cabernet Franc, um Merlot nacional (brasileiro).

Vermelho intenso rubi e alguns bem escuros. Certamente um tinto de guarda (muitos anos de garrafa) ou um andino bem concentrado estilo moderno, algo como um Malbec argentino, por exemplo. Os alentejanos, Portugal ou os vinhos do mediterrâneo, como os Grenache, Mouvèdre (Monastrell) são vinhos de vinhedos mais quentes e portanto as uvas têm muita tintura o que favorece a cor mais acentuada.

Enfim, as cores do vinho nos dizem mensagens importantes que teremos nas outras etapas, portanto, olhe bem e fixe a cor na sua memória, ela será importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!