sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CORES DA PRIMAVERA


Então primavera para mim é MUITAS CORES a estação combina exatamente com o vinho rose. E DELE QUE VAMOS FALAR HOJE
Vinho de múltiplas cores dependendo da uva e técnica de vinificação é fresco, frutado, aromático e extremamente versátil. Combina muito bem com pratos orientais, frutos do mar e culinária que utilize de temperos variados, como a de Provence, França, seu berço e onde alcança vinhos de excelência máxima.
E há um rose para cada estilo, experimente e escolha o seu. Só não vale deixar de prová-lo.
Para lembrar há três formas de elaborar um rose.
A maceração carbônica onde as uvas não são esmagadas por prensa e sim pelo próprio peso da uva, desde modo cada baguinho de uva inicia seu processo de fermentação no momento certo de maneira muito lenta permitindo a concentração de aromas, açúcar e álcool no que resulta, ao final espetaculares roses. Técnica utilizada nos roses de Tavel, única região francesa autorizada a produzir somente roses.
O processo de sangria,  é usado nos roses do novo mundo ou de países sem muita expressão neste estilo de vinho. As uvas tintas quando de seu início de fermentação ao crescer o mosto, retira-se parte dele, por sangria, aumentando a sua concentração.  Bem, esta sangria mais tarde dará origem aos roses. Argentina, Brasil e Chile produzem quase 100% de seus roses por este método.
Por fim o contato com as cascas, técnica utilizada nos roses que nasceram para serem roses da videira à garrafa. As cascas das uvas tintas são mantidas em contato com o mosto. Quanto mais breve o contato mais leve será o rose.
Bem vamos aos estilos. Mas antes um recado a cor dos roses não quer dizer muito. Na verdade o rose não tem cor definida, vai desde os escuros, quase um Pinot Noir até os mais claros ao estilo casca de cebola. O que dá o tom ao rose é o processo de vinificação e as uvas utilizadas.
E lembre-se, a grande maioria dos roses são feitos para serem bebidos muito jovens.
No quesito rose, certamente a Provence, na França, dita o ritmo. A região produz roses de grande qualidade desde os tempos antigos. Mas não é só a Provence, de certo modo toda a região mediterrânea os elabora.
Os roses da Provence são em geral feitos pela dupla, Grenache e Cinsault. Possuem cor alaranjada chegando até um salmão bem claro. Leves, refrescantes e aromáticos são ideias para acompanhar uma roda de amigos, pratos leves ou um bom sanduíche. O GRANDE CHARME DESTES VINHOS É O DE  BEBÊ-LOS SEM COMPROMISSO.
Pensa que eles são muito leves e sem profundidade?
Passe para um Bandol. Reconhecida região na Provence para roses de elite. A diferença é a inclusão da Mouvedre, poderosa casta tinta do Mediterrâneo. Ela traz ao rose, corpo, volume e cor. Por falar em cor aqui temos um rose cor de morango chegando, em alguns casos, até quase a cor do Pinot Noir. Os aromas mudam bastante, aparecem com força a cereja, o morango e até mesmo cravos e pimentão.
Saindo da Provence chegamos ao Rhône sul, Tavel, a única região demarcada na França autorizada a produzir roses. Os roses são feitos das castas mediterrâneas, Grenache, Cinsualt, Clairette entre outras. São roses encorpados, volumosos, aromáticos lembrando especiarias.
Há, também, os roses do Languedoc Roussilon onde há a inclusão da Syrah e da Carignan gerando roses com aromas de especiarias.
Gosta de um estilo de rose mais seco e mineral? Não precisa sair da França. Vá para o Loire. Ali temos os roses de Anjou. São roses mágicos feitos de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Gammay. Resultado? Um rose de médio porte, mais seco, mineral e com leve toque de acidez.
Saindo da França temos Argentinos, em geral feitos com a Malbec pelo método sangria. Roses mais adocicados e de cor mais escura.Os chilenos feitos com a Cabernet Sauvignon em geral mais secos e ácidos do que os argentinos. E os brasileiros, em geral mais leves e menos adocicados que os andinos.
Estados Unidos com a Zinfandel e a Austrália com a Grenache também produzem ótimos roses.
MAS SINCERAMENTE A FRANÇA É, PARA MIM, O GRANDE PRODUTOR DE ROSES.
A Provence, terra de sol, praia e especiarias não poderia deixar de elaborar um vinho que fosse parceiro de sua culinária.AGORA ESCOLHA O QUE MAIS COMBINA COM SEU ESTILO E VIVA A PRIMAVERA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!