
tenho uma queda natural pelos Barolos e Barbarescos, denominações de onde saem, para mim, os melhores vinhos da Itália, entre os maiores do mundo. É claro que tem muita porcaria, que não fazem jus à grandeza dessa duas denominações, e mesmo assim são caros. Mas, quando a gente abre a garrafa de um bom produtor, como Pio Cesare e Gaja, para ficar apenas nos dois mais famosos no Brasil, quando a gente tira a rolha de uma joia dessas consegue entender as razões de tanto apreço por esses vinhos piemonteses produzidos com a casta nebbiolo. Os dois são, em linhas gerais, elegantes, macios e complexos, muito gastronômicos, com bastante corpo e ótima acidez. Há quem diga que o Barolo é masculino, mais potente, enquanto o Barbaresco seria feminino, mais delicado. Bobagem.mais a comparação,faz algum sentido, porque de fato o Barolo é mais musculoso.
Em termos gastronômicos, vão bem com pratos de caça, e são a melhor companhia para receitas com trufas. Apesar de serem ótimos à mesa, são também dois dos melhores vinhos para serem apreciados sozinhos, numa roda de amigos, de preferência falando de outras das boas coisas da vida.
Beber um Barolo ou um Barbaresco de produtores confiáveis é sempre a garantia de um momento sublime. Hoje já podemos abrir uma garrafa dessas com cinco anos e ter imenso prazer. Mas, para podermos apreciar esses vinhos na sua plenitude, é preciso esperar pelo menos dez anos. E, para os grandes Barolos, 20 anos, no mínimo, seria o ideal. Só assim entendemos o que é um Barolo. conhecer os vinhos do Pio Cesare, foi inesquecível para mim provamos alguns durante um jantar bem gostoso com belos vinhos. Destaco o Piodilei Chardonnay 2008, feito com uvas plantadas num antigo vinhedo de Barbaresco, untuoso e amanteigado, com notas de de casca de limão, abacaxi em calda e baunilha, além de toques de frutos secos e boa mineralidade; o Fides 2007, um Barbera que parece até Barbaresco, e as estrelas na companhoa, os Barolos (o Ornato 2006 é uma preciosidade) e os Barbarescos (o Il Brico este a primeira vez a gente nuca esquecer ).
Foi uma linda noite , como não poderia deixar de ser com esses vinhos, mas o melhor ainda estava por vir.
Sabia que viria coisa muito boa pela frente.. E foi um delírio.
Éramos uns seis ou sete na mesa,.
Primeiro, o Barolo Aldo Conterno 1989, Vigna Colonello, Bricco Bussia. O que dizer desse vinho, de grande safra, produtor excepcional e vinhedo especial? Na cor, está com lindos tons atijolados, com reflexos alaranjados, uma beleza. Só de olhar vemos que o vinho está no ponto. No nariz, uma multidão de aromas, com especiarias, cerejas, frutas em compotas e notas florais, com algo cítrico, e notas mais sérias, como couro. Na boca, tem uma textura aveludada, mas escorre pela garganta como cetim. Uma acidez brilhante garante ainda muitos anos pela frente. Um vinho de meditação.
. Que momento histórico.
Depois, Barolo Mascarello Monprivato 93, outra grandiosidade da enologia fruto do trabalho de um grande produtor. Mais escuro e espesso que o anterior, revela adoráveis notas de trufas e cogumelos, além de rosas, frutas secas.. Na boca é macio e corpulento, com bom volume e taninos ainda presentes, mas macios, macios, macios. Uma beleza.
Encerramos em França, apreciando um Alain Michelot Nuits St. Georges, Les Vaucrins, 2002. Muito bom também, mas nem tanto. E hoje o tema é Itália.
Foram muitos vinhos, e fiquei meio boba, Barolos e um Barbaresco: e um sonho de qualquer enófilo! nas próximas postagem vamos fala de trufas brancas Mas isso é assunto que fica para amanhã







nao me canço de ver seu blog
ResponderExcluirQue mulher é essa?
ResponderExcluiralém de ser uma mulher linda, escreve como ninguem! Sobre um assunto
dominado pelos homens bela postagem sobre o Barolo virei seu fã
abraço Jose Luiz
querida Solange , em primeiro lugar parabéns. O seu blog é um dos que eu tenho como referência para minhas pesquisas, estudos e informações sobre vinhos. Eu gostaria de ver mais vinhos que não estão na mídia ou sendo vendidos em qualquer lugar? Esses eu tenho uma vontade maior ainda de conhecer, mais os valores são bem salgados então se você degusta , por favor, publique.
ResponderExcluirAbraços e mais uma vez parabéns
Primeiramente, parabéns pelo blog . É um prazer apreciá-lo com toda calma e entusiasmo que fazemos com os Barolos Abraços,
ResponderExcluirPaulo Carvalho