segunda-feira, 21 de março de 2011

TODA A TIPICIDADE DA MÁGICA MALBEC ARGENTINO

ninguém desconhece que quando a Malbec começou a ser cultivada na Argentina, trazida pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget em 1852, não se previa que a casta teria uma evolução tão extraordinária, fruto de uma adaptação de suas características a um solo e um clima distintos, que a permitiu fazer um vinho diferente do francês. A Malbec, com características próprias de cada terroir, é cultivada em todas os rincões vitivinícolas argentinos. Ao longo da Cordilheira dos Andes, na região noroeste, Cafayate, Yacochuya, Las Viñas e San Carlos, ao sul, Chilecito, em La Rioja, e os privilegiados Valles de Tulum, Ullum, Zonda e El Pedernal, em San Juan, nenhum distrito portenho deixa de cultiva-la em seus vinhedos. O excepcional ecossistema de Mendoza ( o paraíso da Malbec ), a chamada “Primeira Zona” ou Zona Alta do Rio Mendoza (Maipú, Luján de Cuyo), San Rafael e Valle de Uco e as estepes da Patagônia que rodeiam o Alto Vale do Río Negro, produzem as uvas Malbec que originam os vinhos que recebem pontuação e nota máximas de críticos e revistas especializadas, internacionalmente.

Pela singularidade e qualidade que obtém em solo argentino, a Malbec é a variedade emblemática do país, referencial importante dos vinho portenhos no âmbito internacional. Pela sua versatilidade, esta cepa tem como característica em sua cor o vermelho intenso, os matizes violáceos e azulados quando jovem, e uma coloração bordô quando submetido a envelhecimento em carvalho. Do ponto de vista aromático o Malbec argentino, se caracteriza por ser um vinho frutado quando jovem e muito complexo quando passou períodos estagiando em carvalho. Na boca, o vinho se expressará em todo seu esplendor; se é jovem, apenas una agradável aspereza impressionará o paladar; se já tem alguns anos, será um vinho maduro, de grande complexidade. Sua passagem em madeira lhe aportará aromas e sabores de chocolate, baunilha couro e café. Conhecida por produzir tintos estruturados e encorpados, a Malbec é dotada de uma excepcional versatilidade que lhe permite elaborar vinhos de muitas maneiras diferentes, dando como resultado uma assombrosa multiplicidade de facetas e variedade de estilos.

VEJA OS MAIS CONHECIDOS:

Malbec Jovem e Frutado com elegante expressão frutada e notas florais típicas (violetas), alegres e vivas na boca e com um retrogosto médio.

Malbec Rosé é um vinho original, despretencioso, saboroso, nada ácido, convincente ao paladar e varietalmente bem definido.Poucos, mas bons produtores estão produzindo-o cada vez com maior qualidade e reconhecimentointernacional.

Malbec com amadurecimento discreto em madeira (três ou quatro meses), que dá um vinho com um corpo pleno, ainda que sem a complexidade daqueles que permanecem por um tempo maior em barricas.

Malbec Roble feito com uvas mais maduras, originando tintos de bom corpo , bastante robustos e carnosos, que não perdem sua tipicidade varietal frente a um estágio moderado em madeira ( 8 a 10 meses ). Ao contrário, ganham capacidade de guarda por um período maior.

Malbec Premium feito com uvas muito mais maduras ( seguem amadurecendo até o outono ), originam vinhos de estrutura excepcional, de cor quase negra e uma incrível concentração corpórea, com alcoolicidade superior a 14 graus, aptos a estagiarem em barricas de carvalho por períodos extensos, que podem alcançar até 24 meses. O Malbec argentino, do mais simples ao mais complexo, é uma prova cabal que o bom vinho é uma arte que floresce com a liberdade ( de criação ), que o bom vinho é a mais completa tradução da sensação de que a liberdade de amar não é menos sagrada que a liberdade de pensar. Não tem como,não se apaixonar pelos Malbec argentino são maravilhoso Para acompanhar carnes vermelhas, muito molho picante e um bom assado de ovelha ou costela Portanto, convidem seus amigos e façam suas escolhas uma boa conversa sem compromisso com uma bela taça de malbec . Ideal para um fim de noite fria





2 comentários:

  1. ola querida Solange ,
    Gostari de saber qual o significado da palavra malbec?

    ResponderExcluir
  2. Teixeira , grato pela visita. Não sei o significado de Malbec. Só sei que é o nome da uva de origem Francesa, mas em nenhum lugar vi qualquer alusão ao significado do nome. abraço

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!