terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bebendo estrelas


Falar em brinde é falar em espumante, o mais nobre dos vinhos. Uma espumante de boa estrutura harmoniza bem em ocasiões sérias. Mas, se engrandece em ocasiões festivas. Comemorações, risos, abraços, conversas furadas harmonizam bem com esse grande vinho. Sorver um gole de um grande espumante é como um beijo... faltam palavras para descrever.

A degustação tem suas regras e cerimônias. É importante seguir algumas regras básicas e aprender cada vez mais a respeito. Mas, jamais traia as suas sensações e os sentimentos que é o que verdadeiramente toca a nossa alma.O monge DON PERIGNON, reza a lenda, afirmou estar bebendo estrelas ao provar a bebida pela primeira vez. E você o que sente? Na próxima vez que for degustar um vinho ou uma comida, deixe um pouco as regras de lado e se deixe levar por suas próprias emoções.

Feche os olhos e tome um gole de espumante. Sinta o perlage, a acidez, o gosto, os aromas... Se envolva e se deixe envolver por essa nobre bebida. Faça como o monge e beba estrelas... Saúde!

Para começa provamos a champagne Gosset Brut Excellence (R$ 198,00).

Esta e um linha "básica" e foi a mais barata que provei, mas de básico não tem nada. Deixa no chinelo qualquer uma das marcas de champagne comerciais vendidas por aí. Me impressionou muito. É um corte de várias safras, com um fino perlage. Um produto bem fresco e bastante cremoso na boca e estruturado. Na boca permanece incrivelmente por muito tempo! Atenção: não é apenas um champagne qualquer, vale a pena provar. Pra mim o melhor custo benefício. 198,00

Na sequência, provamos a Gosset Brut Grande Réserve (R$ 290,00)

Essa também é um corte de vinhos de várias safras, porém das melhores (millésimes). É um produto mais sóbrio, menos alegre. Imagine que ele fica 5 anos na vinícola antes de sair pro mercado, então o que perde em frescor, ganha em elegância. Um produto bem equilibrado, com um fino perlage, mas muito melhor na boca do que no nariz. Um corte clássico das uvas permitidas em Champagne: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

super cremosa na boca e incrivelmente refrescante. Parece que a idade avançada da bebida fez com que ela não perdesse nada do seu vigor, mas ao contrário, ganhasse uma riqueza incrível de aromas e sabores. Essa safra recebeu 93 pontos de Robert Parker.

. Aqui temos uma bebida bem frutada, bem mais casual, ótima pro verão que se aproxima. Casamento perfeito com frutos do mar, salmão e camarão.

Onde comprar: Importador Grand Cru



3 comentários:

  1. Solange,
    Que Prazer volta para Belo Horizonte encontra este blog uma bela loira escrevendo sobre vinhos parabéns .Tenho uma dúvida e gostaria de pedir sua ajuda para tentar esclarecê-la:
    Tenho encontrado muita dificuldade para descolar rótulos de vinhos que gostaria de guardar. Já tentei de tudo, desde água quente com detergente até micro-ondas mas, invarialvelmente, acabo perdendo o rótulo.
    Acontece que, dia desses, num restaurante em Londres, após degustarmos um vinho excepcional, pedi ao sommelier que me fizesse o favor de retirar o rótulo, pois gostaria de levá-lo. Qual não foi minha surpresa quando, após 3 ou 4 minutos ele retorna com o rótulo retirado e intacto, sem sinais de danos ou rasura. Fiquei de tal forma pasmo, que esqueci de perguntar qual havia sido o segredo de tal proeza. Antecipadamente, obrigado! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio, tudo bem?
    Você coleciona os rótulos dos vinhos que consome? Que bacana. Recebi seu email da rolha do Vega Sicilia que você me mandou.que pena que não dava pra sentir o aroma de barrica. Que tal compartilhar aqui a experiência?
    Bom, sobre o removedor de rótulos, já vi em alguns lugares e inclusive, achei esta semana por acaso em um loja . O acessório é um adesivo com um puxador lateral. Basta grudar bem o adesivo no rótulo e puxá-lo. Pronto, você tem o seu rótulo para guardar! Eles vendem também o álbum para colar os rótulos com espaço para as notas.
    Procurei também na web e achei o seguinte site, com indicação de várias lojas:
    http://www.winememories.com.br
    Depois me diga o que achou.

    ResponderExcluir
  3. Salve solange,
    Vamos falar sobre o Vega Sicilia dia desses e também sobre o Margaux/Margaux 1966 que tomei recentemente em terras da Rainha,.
    Obrigado pela dica dos rótulos. Vou tentar e depois postarei a experiência.
    Foi muito bom ver você no Facebook. Mais uma enófila! Vamos virar maioria. Rsrs…
    Bjs,

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!