quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEGREDOS DO CHARME CHATEAUNEUF-DU-PAPE



Há vários segredos que transformaram o Chateauneuf-Du-Pape em um dos vinhos mais famosos do mundo.

Primeiro são as histórias e estórias da transferência do Papado de Roma para Avignon no período de 1309 até 1340. Neste período Avigonon recebeu todo o “staff” da Igreja e quer queiram ou não a Igreja nesta época exercia e muita influência no mundo ocidental. JUnto com o Papado vieram todos aqueles que de certo modo exerciam muita influência na vida da época. Festas, reuniões, decisões políticas, enfim, estas coisas que o Poder traz. E tudo regado a vinho. Meios de transporte a armazenagem precários o melhor era o vinho da redondeza. Este o nascimento do famoso vinho.

Segundo o solo. As Gallets ESTA pedrinhas,DA FOTO cascalho branco permeiam os vinhedos de Chateauneuf-Du-Pape e região, como Orange e outras cidades na volta. A função é dupla. Como o sol da região é fortíssimo no verão, os vinhedos muitas vezes são plantados com frente sul, menos sol e calor de dia. De noite estas pedras que retiveram o calor passam a irradiá-lo ajudando na lenta maturação das castas. A segunda função é servir de tapete para que o solo não resseque tanto mantendo bons índices de umidade.

Terceiro charme do vinho é a sua composição, nas tintas levam mais de dez tipos diferentes de uvas, mas sempre tendo a Grenache como uva mestra. Aos seu mosto são acrescentadas a Syrah (tanicidade e especiarias) e a Mouvèdre (volume e elegância) as outras mais ou menos servem para completar este excepcional vinho.Prova de que nem só de varietais vive o mundo do vinho.O Chateauneuf-Du-Pape branco, tem a Grenache Blac, a Roussanne, Picapoul, Clairette, entre outras produzem este vinho fantástico. Arrisco a dizer que as vezes melhor que os tintos. Pena que a produção de brancos não passa de 10%.

Mas nem sempre foi assim. Assim como os Chianti muita porcaria foi produzida com o nome de Chateauneuf_Du-Pape. De uns 15 anos para cá a legislação foi mais rigorosa, os maus produtores afastados e hoje, com quase toda a certeza estes vinhos recuperaram a sua fama.

Na cidade de Chateauneuf-Du-Pape várias casas abrem para degustações, Portanto Este é um belo vinho, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!