terça-feira, 23 de novembro de 2010

Amarone della Valpolicella DOC - 2005 Uma Coleção de Aromas

Desde que provei o excelente Il Fondatore ficou prometido que traria um Amarone para a apreciação de nosso pequeno grupo. Promessa é dívida, e o dia adequado finalmente chegou. O tempero não poderia ser melhor, além da companhia agradável e da ótima comida,muita chuvas deu o toque que faltava.

Oriundo de Allegrini Azienda Agricola - Corte Giara S.R.L, em Verona, na região do Vêneto, é produzido pela milenar técnica do appassimento, onde as uvas são postas a secar em esteiras de palha, à sombra, por três a quatro meses, antes de serem vinificadas.

É um corte composto de 70% de Corvina Veronese e 30% de Molinara, que envelhece por quinze meses em carvalho.

Na taça mostrou lágrimas grossas e espaçadas e uma belíssima cor rubi, com bordas puxando para o castanho. Menos denso do que se esperava, era levemente translúcido, com bastante separação entre olho e borda.

Ótimo aroma, percebendo-se geléia de morango, chocolate, baunilha, e outras impressões todas elas tendendo ao adocicado de especiarias. Bastante complexidade, como se pode ver.

Na boca foi harmônico, com excelente tanino, fino e macio. Lembrou um Vinho do Porto sem a expressão alcóolica. Final de boca com adocicado de frutas passas, bastante longo, com delicioso amargor lembrando café sem açúcar.

Apesar de sabores envolventes , ficou aquém do Il Fondatore, pois esperava mais corpo, dele mais e um vinho espetacular Mas é só seu preço o que impede de repetí-lo sempre!

ONDE COMPRA na Wine, onde tem o preço regular de R$ 270,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!