
Mulheres e vinhos, uma combinação de muita elegância! Mas nem sempre foi assim. Na Antigüidade, a mulher era proibida de experimentar qualquer bebida alcoólica. Algumas leis permitiam até condenação à morte ou direito do marido pedir o divórcio, caso a regra fosse descumprida. Era comum o esposo beijar a boca da companheira ao chegar ao lar, não por carinho, mas para se certificar de que ela não havia bebido.
Ainda bem que os tempos mudaram. Uma das bebidas mais célebres do mundo, o Champagne, era paixão da Madame de Pompadour, amante do rei da França, Luís XV.disse a historia O seio dela serviu de modelo para a taça criada para se degustar o espumante. A moda caiu rapidamente na boca do povo! Durante anos essa taça foi a oficial da bebida, até ser substituída pela flûte. Tem postagem sobre esta taça neste blog Modelo Madame de Pompadour Modelo Flûte
O Champagne inspirou a famosa frase de Lili Bollinger, da Maison Bollinger:
“Bebo Champagne quando estou alegre e quando estou triste. Às vezes, bebo Champagne quando estou só. Quando estou acompanhada, considero-a obrigatória. Eu a beberico se não estou com fome e a bebo se estou. Caso contrário, eu nunca toco em Champagne. A não ser que esteja com sede.”
Se até pouco tempo, espumantes e vinhos brancos “docinhos” eram considerados “bebida de mulher”, atualmente o mercado vê o público feminino com outros olhos. Várias pesquisas indicam que as mulheres, além de grandes consumidoras de vinho, também samos responsáveis pela escolha da bebida que será servida durante as refeições. Por uma razão até óbvia: geralmente quem define o jantar e organiza as compras é a mulher. Natural que escolhemos também o vinho que vamos harmonizar com os pratos.
Uma prova dessa “explosão” feminina é a confraria e cursos Atualmente com, representações bem crescente . Com a proposta de aproximar a mulher do vinho, a intenção da mulher mudou: elas iam acompanhando os maridos, e agora vão sozinhas, por interesse próprio.
Eu , acredito que as mulheres estão conquistado espaço definitivo nesse reduto que era considerado tipicamente masculino.
- É comum vermos em restaurantes mulheres escolhendo o vinho, mesmo quando acompanhada por homens. E é com segurança que muitas vezes, presenteamos com uma boa garrafa da bebida. O público feminino é excelente para formar opinião, por isso mesmo, o mercado nos respeita e admira bastante.
Escolha seu vinho, chame suas amigas e faça um brinde hoje ! ate a próxima
Solange, adorei a sua postagem e fico cada vez mais surpresa com a evolução dos conhecimentos femininos no mundo de Baco. Parabéns!
ResponderExcluirExcelente blog, simples e muito rico de informações e curiosidades. E S escolher um vinho. Temos tanta força e poder que não conhecemos. Foi um corpo de mulher que inspirou a criação de uma Taça. Viva nós e os Vinhos.
ResponderExcluirSalve as mulheres criativas capazes de escreverem sobre vinho sem se transformarem em "enochatas", tão em moda ultimamente. solange, aprendi e gostei da sua história, que tal nos contar outras? Parabéns!
ResponderExcluirMuito interesante o artigo, ele nos dá um panorama histórico da árdua caminhada feminina pelo direito ao prazer de saborear uma "simples" taça de vinho. Salve nossa conquista! Salve Baco! Evoé a todas e a todos!
ResponderExcluirOtima postagem. Repleto de informa çoes historicas que nao se lê nem mesmo morando, na França. E muito bom saber que os tempos mudaram, caso contrario, quantas puniçoes nos teriamos nas costas, heim ? Hoje, pelo contrario, sao alguns maridos que mergulham as suas mulheres nesse mundo de descoberta do vinho. O meu marido é um exemplo disso... Parabéns pelo vinho& moda!!!
ResponderExcluirAdorei o blog,... sou sommelier, e amante do vinho, quero parabenizala e dar minha força para que prossigam em frente. Abraços ...adorei conhecer bh
ResponderExcluirsolange, n ão te conheço mas já te adimiro pelas colocações que fizeste neste blog. Concordo plenamente com você, as mulheres estão se saindo muito bem na escolha e apreciação dos vinhos e espumantes, continuem assim
ResponderExcluir