sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NOVA ZELÂNDIA – REGIÕES DA ILHA NORTE


A ilha norte é o berço do país. Ali concentra mais de 60% da população. Também nesta iniciou a plantação dos vinhedos. Terra de bons vinhos. De tintos a Ccabernet Sauvignon e a Merlot, bem ao norte aproveitam o clima mais quente. Nas regiões litorâneas as brancas se sobressaem.
Pode-se dizer que a ilha norte é composta das seguintes regiões: Bem no extremo norte, Northland, mais ao centro, Auckland, mais ao sul bem no centro, Waikato e no litoral Gisborne e Hawke’s Bay (foto acima). Por fim, perto da capital Wellington, Wairarapa.
Mesmo sendo regiões pequenas, em termos de área plantada, os grandes produtores, ainda mantêm videiras por aqui, além de manter seus escritórios em Auckland.
Em Northland foram plantadas as primeiras videiras da Nova Zelândia, seu clima ameno, ligeiramente chuvoso lembram o sudoeste francês. Com grande sucesso são plantadas as tintas Cabernet Sauvignon e Merlot.
Em Gisborne e Hawke’s Bay, os vinhedos estão metros do mar e recebem a influência marítima de forma frontal. Sendo assim dali saem brancos excelentes, com destaque para a Chardonnay e as aromáticas Riesling e Gewürtztraminer. Certamente temos invernos amenos e verões chuvosos ou nublados. A pouca insolação favorece e em muito as brancas destacada acima, principalmente as aromáticas.
Mais ao centro da ilha norte Waikato. A maior região produtora da ilha norte, ali estão concentradas as mais antigas vinícolas do país. O destaque, por conta d seu clima chuvoso e nublado, mas bem mais quente que as regiões litorâneas fica por conta da rainha das brancas a Chardonnay. Além de terem condições de produzirem os vinhos botritizados vejam postagem sobre botritização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!