quinta-feira, 30 de setembro de 2010
NOVA ZELÂNDIA A SAUVIGNON BLANC E A PINOT NOIR UM CASO DE AMOR
A Nova Zelândia entrou no seleto grupo dos países produtores de vinho de qualidade com através das castas Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Claro que por lá se planta Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Riesling e tantas outras.
Mas, inegavelmente, as castas Pinot Noir e Sauvignon Blanc são as responsáveis pelo renome internacional da Nova Zelândia.
Desde a sua fundação que os ingleses plantam suas videiras e produzem bons vinhos por lá. Em face das constantes lutas com os nativos Maoris a agricultura, de um modo geral, sofreu atrasos.
Os novos imigrantes, principalmente os vindos da Croácia, reiniciaram as plantações de vinhos de qualidade, com as cepas brancas, Chardonnay e Sauvignon Blanc e as tintas Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, na ilha norte, ao redor da capital.
Hoje as principais regiões vínicas do país são, na ilha norte Hawke’s Bay e Wairarapa. Na ilha sul Marlborough e Central Otago.
O clima ameno no verão e frio mas não tanto no inverno favorecem, sobretudo as tintas Merlot e, principalmente a Pinot Noir. Já entre as brancas reinam absolutas a Sauvignon Blanc e a Riesling, não esquecendo a oniporesente Chardonnay.
A Sauvignon Blanc,originária do Loire, França, encontrou na região de Marlborough, norte da ilha sul o clima ideal para se desenvolver. Produzem vinhos minerais e extremamente aromáticos, algo como maracujá e abacaxi.
A Pinot Noir com terra natal na Borgonha encontrou também em Marlborough condições ideias para se desenvolver. De lá saem vinhos com vermelho profundo, muita fruta e com condições de envelhecer na garrafa.
Vale a pena experimentar estas pérolas.
O vídeo é lindo demais.
Marcadores:
AS PRICIPAIS REGIÕES VINICULAS DO MUNDO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!