Quantas vezes vamos a um restaurante e pedimos que vinhos têm para venda ou pedimos mesmo a carta de vinhos e vêm divididos em 4 tipos! 4 tipos? Sim! Tinto, Branco, Rosé e Verdes! Mas Verde também é uma cor de vinho?
Claro que não! Mas não é difícil de se deparar com uma situação destas. As pessoas ao longo do tempo adoptaram este conceito de vinho verde. Mas nada tem de certo! Existem brancos da região dos vinhos verdes e tintos da região dos vinhos verdes. Mas porque chamam verdes? Porque são vinhos com mais acidez que os habituais. Mais fresco e que nos fazem lembrar algo vegetal, algo verde! Vamos tentar acabar com este lapso na restauração em Portugal (no mínimo).
A eu tive uma aula com ARILDO esta semana que me passou maiores informações sobre o Vinho Verde agora posso escrever melhor sobre o vinho verde e porque afinal ele não é verde? Bem, Vinho Verde é uma denominação de origem do noroeste de Portugal. O nome refere-se a idade do vinho que deve ser bebido bem jovem. Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi e sashimi.
A flagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultado, por um lado, das características do solo, clima e factores sócio-económicos da Região dos Vinhos Verdes, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha. Destes fatores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do mundo. É importante saber que existe vinho verde branco, (mais comum aqui no Brasil) , tinto e espumante.
Eu adoro beber vinho verde, sobretudo em noites quentes. Bem gelado e com baixo teor de alcool o vinho refresca e anima. Já é uma tradição familiar beber vinho verde na minha casa, nas madrugadas do dia primeiro de cada ano novo. O Vinho Verde é um vinho ainda melhor, porque seu custo é baixo,:eu tenho uma grande paixão pelos vinho verde costumo chama de a fada verde







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!