segunda-feira, 13 de setembro de 2010

vinho é moda

Vivemos o momento em que o vinho é moda

Vejam só quem rouba a cena no atual cenário vinícola: Galvão Bueno, que guiado pela moda, o bem sucedido narrador desportivo, referência nacional quando o assunto é locução de eventos esportivos, resolveu criar sua marca de vinhos em parceria com a Miolo Wine Group. Eu não vejo a parceria com maus olhos, pois conheço o bom trabalho da Miolo, e também sei que a iniciativa gera empregos no setor relacionado, o que ocorre é que na minha modesta opinião, posso estar enganado, a iniciativa do nobre locutor é apenas uma iniciativa esnobe, visando destacar-se na mídia, ou até mesmo transmitir uma imagem pessoal diferente da real. Ora, não que Galvão Bueno seja uma pessoa de más intenções com o vinho, eu apenas o considero como o maior locutor desportivo do país, e que o mesmo poderia investir seu capital em assuntos relacionados com aquilo que sabe de melhor: o esporte!, Confesso que ficaria mais satisfeito se soubesse da notícia que o bem sucedido narrador tivesse montando uma escola de natação para crianças carentes, visando educar futuros campeões olímpicos. A iniciativa do Galvão em trabalhar com vinho é como se Adriano Miolo e família resolvessem entrar no disputado mercado de produção de Softwares para pcs.

A moda contaminou até mesmo as chamadas feiras de vinhos, é comum esbarrar-se com celebridades, ou pessoas em busca delas, pouco se importando com os vinhos e os pequenos produtores ali presentes. Há verdadeiras jóias escondidas nessas grandes feiras de vinhos, não deixem de aproveitar, em 2005 tive a oportunidade de conhecer Manuel Poças Pintão, produtor de Vinho do Porto num pequeno estande da Expovinis, num local dentro da feira de não muito destaque, o mesmo me serviu pessoalmente um vintage 2000, que foi considerado o melhor vintage porto daquele ano por uma importante revista francesa, conversamos muito, afinal havia tempo, pois poucos se aproximaram de seu espaço, já que os holofotes estavam direcionados às grandes importadoras e aquelas que contrataram as mais belas modelos.

Eu admiro as pessoas apaixonadas pelo vinho, principalmente as pessoas que trabalham com vinho, pois para trabalhar com vinho tem que ter paixão, pois não é fácil aprender as nomenclaturas nem tão pouco aprender a pronunciar os nomes das complicadas Côtes da Borgonha. Para trabalhar com vinho é necessário muito estudo e dedicação, deixar de lado coisas importantes para sobrar tempo para estudar os vinhos. Não bastando às dificuldades anteriormente ditas, o profissional do vinho é muito mal pago! Portanto se for pelo dinheiro não compensa investir na carreira de profissional do vinho (seja Sommelier, Atendente de Vinhos ou Vendedor) por isso admiro esse profissional, quem o faz, faz com amor, não pelo dinheiro, diferentemente dos modistas e das inúmeras celebridades que estão entrando na onda da moda do vinho, para supostamente promover-se.

3 comentários:

  1. que bom se ele se dedicasse aos vinhos e deixasse que outros narrassem pelo menos a F1, para a felicidade de todos que amam esse esporte e gostariam de ter uma narração sem atrapalhadas e erros. Toda a sorte pra Ti Galvão e digo, nada pessoal, apenas todos temos aceitar que um dia temos de nos aposentar

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  2. agora que o Vinho Brasileiro estava deslanchando de vez o Galvão Bueno tinha que se enfronhar neste mundo tão maravilhoso que é o vinho…
    Agora sim, vamos poder observar – através dos índices de venda dos produtos dele a popularidade que ele realmente possui junto ao público brasileiro. Quem sabe agora a GLOBO se dá conta de que este bobalhão não serve nem para narrar corrida de cães quanto mais de automobilismo ou partidas de futebol.

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  3. SOLANGE O cara é um chato.., um verdadeiro mala! Apreciar um bom vinho requer momentos únicos, preciosos, e certamente com essa marca não será o caso! Tô fora…PARABÉNS VOCê sim pode fala do assunto o blog esta perfeito.

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