Ao sul de Bordeaux – França, localizam-se as regiões de Sauternes e um pouco mais ao sul Barsac, mundialmente conhecidas por produzirem os excelentes vinhos brancos Botritizados.
Genericamente falando, existem duas maneiras de se produzir vinhos doces, uma delas é a colheita tardia (em inglês: late harvest, em espanhol: cosecha tardia), esse método consiste no atraso da colheita pelo produtor, para que as uvas comecem a perder água e concentrar açúcar, no final, o excesso de açúcar irá resultar num vinho doce. A outra maneira de se produzir vinhos doces naturais é através da “Podridão Nobre”, esse é o método utilizado nos vinhos de Sauternes e nos de Barsac, nesse caso, um fungo chamado Botrytis Cinérea ataca as parreiras, fazendo pequenos furos nas uvas, dessa maneira as frutas perdem consideráveis quantidades de líquidos, concentrando assim maior quantidade de açúcar.
Acontece que a Botrytis precisa de um clima específico para se manifestar, geralmente ela aparece quando há umidade moderada e calor também moderado, a falta ou o excesso desses fatores trará problemas aos produtores.
A variedade predominante tanto no Sauternes quanto no Barsac é a Sémillon, que é uma cepa conhecida pelo alto teor de açúcar e a casca mais fina (facilitando a penetração da Botrytis).
Os vinhos provenientes dessas regiões possuem aromas que vão do mel (inigualáveis...) à compotas dc frutas.
Os vinhos de Sauternes são extremamente caros devido a sua exclusividade, como já disse em outra postagem, é a questão do terroir. Os vinhos de Barsac são muito bons e possuem preços mais atrativos que os Sauternes, então fica a dica, se quiser conhecer um vinho branco doce natural, prove um Barsac.
"...Se não quiser ir à uma loja especializada, sugiro no Carrefour, que lá tem vinhos de Barsac na faixa de R$50,00, uma verdadeira pechincha, no Carrefour tem Sauternes, mas não me lembro do preço, acho que gira em torno de R$120,00, mas acredite, é melhor investir seu dinheiro num Barsac (o custo benefício é maior...)."
Foto em destaque: vinho Châteaux d´Yquem, o mais famoso vinho de Sauternes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!