quinta-feira, 23 de setembro de 2010

OS VINHOS BRANCOS DE LUXEMBURGO


Luxemburgo é um pequeno país encravado entre a Alemanha, França e Bélgica. Em termos de culturais Luxemburgo se aproxima bastante da Alemanha. Mais ainda em termos de vinhos, que é o que nos interessa por aqui.
São vinhedos plantados as margens do Mosela, rio que faz fronteira com a Alemanha. Aliás o Mosela nasce em Metz, na França e vai desaguar no Reno em Koblenz, na Alemanha.Basicamente são vinhedos muito parecidos com os alemães, já temos posts neste blog em relação ao assunto e so pesquisar
É reino de vinho branco. A diferença é que aqui é muito utilizada a casta Ebling, que nos traz vinhos ácidos, secos e muito aromáticos. São também utilizadas as castas Pinot blanc, Pinot gris, Riesling, Rivaner, Rülander e Traminer.
São castas brancas e de teor alcoólico baixo, algo em torno de 10 a 12 g/l, portanto ideias para nosso clima, principalmente no verão.
Não esquecendo uma pequena parcela de espumantes feitos com as castas brancas e Pinot Noir.
A casta Ebling, principal uva de Luxemburgo, também produz um varietal mais avermelhado, chamado de Roter Ebling ou Ebling vermelha. Interessante é que é uma casta branca com casca mais avermelhada e macerada e vinificada como tinta. Resultado? Um rose brilhante, lindo, excepcional, pena que dificilmente se encontra por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!