sábado, 11 de setembro de 2010

O PRIMEIRO PASSOS DE UM ENÓFILO



Se desejar ser um conhecedor de vinhos, sugiro primeiramente que leia muitos livros, pesquise na internet com muita cautela, não vá assimilando tudo que escrevem (inclusive os artigos desse blog...) assim, aleatoriamente. Eu só comecei a pesquisar sobre vinhos na web depois de quatro anos de leituras, acredito que temos que ter primeiramente uma base, para depois podermos tecer comentários ou escrever artigos com propriedade no assunto.

Procure ir à feiras e eventos sobre vinhos, você não precisa ser nenhum chefe de estado para poder ser convidado, é só ficar de olho na mídia especializada, uma boa dica é o site da Cristina Neves, que é uma respeitada promotora de feiras e eventos sobre vinhos, no portal dela você terá acesso a uma agenda de eventos. Digo que é importante ir a esses eventos por que você acaba conhecendo muitos produtores de vinhos, já esbarrei diversas vezes com o José Zuccardi – Proprietário da Bodega Zuccardi - Argentina, Manoel Poças Pintão Júnior – Proprietário da Casa Poças, posso garantir que a grande maioria dos produtores são pessoas muito prestativas e surpreendentemente simples, conversam com você como se você fosse um amigo de longa data, não são nenhum pouco esnobes. Além dos produtores, você encontra nas feiras os autores de livros voltados para o assunto, e assim como os produtores são pessoas muito agradáveis, numa delas conversei com Sérgio de Paula Santos, e perguntei a ele sobre um vinho da Madeira que ele havia relatado num de seus livros, e me respondeu com bastante interesse, penso que essa atitude valoriza o autor, pois ele vê que sua obra é importante, e que as pessoas realmente se interessam pelo que escreve.

Não me julgo conhecedor de vinhos, só gosto de estudar a respeito, posso garantir que estudar vinhos é um investimento relativamente barato em relação aos benefícios que traz.

2 comentários:

  1. Adorável leitura sobre esta bebida fantástica!!! Parabéns, gostaria de saber o que e preciso para ser um bom sommelier lendo varias vezes seu blog sentir um desejo de estuda o mundo dos vinhos ficaria muito feliz com sua resposta obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Edimara obrigada pelo carinho fico feliz pelo seu desejo de estudar .Quanto sua pergunta será respondida. Se eu puder ajudá-los estarei feliz.
    Para ser um bom sommelier é preciso profundo conhecimento histórico-geográfico, boas noções de culinária, alta capacidade sensorial e excelente memória. É preciso desenvolver técnicas de degustação, se atualizar o tempo todo sobre novidades, viajar para conhecer produtores. É preciso ter etiqueta, fineza. Até algo de psicologia e marketing deve constar dos estudos desses profissionais. Não é fácil ser sommelier. No Brasil temos ótimos profissionais, como Dionísio Chaves, João de Souza, Valmir Pereira, Manoel Beato, Deise Novakoski e Danio Braga fundador da ABS, muita coisa mas não fique apavorada tudo isso em seu tempo com muita pratica e dedicação .
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!