sábado, 11 de setembro de 2010

DEGUSTAR

Degustar nada mais é que: beber ou comer com atenção, não se menospreze, qualquer pessoa pode ser um(a) degustador(a) de vinhos ou qualquer outra coisa, não é necessário fazer cursos ou ler livros. Nós brasileiros temos o hábito de comer e beber de maneira muito casual, somos adeptos aos serviços de rodízio, buffet, fast-food, ou seja, comemos o mais rápido possível, para sobrar mais tempo para trabalhar ou fazer qualquer outra atividade.

Essa característica de comer rápido, e sem a devida atenção, transforma os alimentos (inclusive a bebida) em meros “combustíveis” para nossa existência, e isso é terrível. Não há nada melhor que saborear um bom prato acompanhado de um bom vinho, na companhia de quem a gente gosta.

Deveríamos comer e beber como os argentinos, um simples café num bar requintado em Buenos Aires custa uma pequena fortuna (se comparado aos preços daqui), explico, um cidadão argentino quando chega num bar desses e pede um café, ele lê um jornal inteiro antes de terminar a xícara, realmente sente prazer naquele momento

Todos esses argumentos levados em consideração, devo dizer que no que se diz respeito a comida, o melhor serviço para se fazer uma boa degustação é o Francês, nesse serviço os garçons trazem os pratos montados, primeiro as saladas ou cremes, depois um prato intermediário, e depois o principal. Para o Chef, um prato depois de montado é uma obra de arte, que deve ser respeitada e admirada por todos, dessa maneira comendo devagar, saboreando a comida, estaremos fazendo à prática da degustação sem dúvida nenhuma.

Quanto ao vinho, existem alguns pontos que podem nos ajudar a melhorar a experiência de prova:
• A maioria das degustações profissionais são feitas pela manhã, os especialistas afirmam que no período matutino nossos sentidos estão aguçados, e assim poderemos analisar com mais facilidade as características organolépticas do vinho.

• A temperatura ambiente ideal é de no máximo 24ºC, mas se não houver outra maneira, pode pular essa orientação, afinal estamos no Brasil (que calor!).

• A mesa tem que ser coberta por uma toalha branca, para que a cor da toalha não atrapalhe no momento de observar a cor do vinho, se você não tem toalha branca, pode colocar a taça sobre um guardanapo branco.

• Dê preferência a taças com vidro fino, borda fina, com bojo grande e haste longa, para saber mais detalhes sobre as taças e sua importância no momento da degustação

• Os vinhos demonstram suas melhores qualidades quando são servidos nas temperaturas corretas, para saber mais sobre as temperaturas corretas para os tipos diferentes de vinhos NESTE BLOG TEM

• Tenha à mão um bloco ou caderneta para anotar as impressões que você sentiu ao provar aquele vinho. Primeiro ponto a observar: a cor e a limpidez da bebida, segundo ponto: qual(is) aroma(s) aquele vinho exala, terceiro ponto: o sabor e a permanência que aquele vinho trás à boca. Aos poucos você vai afinando seu paladar, garanto que em breve poderá fazer dessa experiência um saboroso hobby.

Separei esse vídeo sobre degustação, por abordar bem o ato de degustar (um pouco exagerado, mas ajuda a compreender):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!