sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Vinho e a Pintura! Jorge Martorell





O artista plástico argentino, Jorge Martorell, que exibiu sua coleção em Buenos Aires, Paris e Florença, utiliza o vinho como elemento principal na criação de suas obras de arte. Sua técnica substitui o acrílico pelo vinho e começou acidentalmente. Certa vez, sem perceber, Martorell apoiou a taça de vinho que estava bebendo na tela, e ao vê-la manchada decidiu que em vez de começar de novo seria como parte do trabalho. Assim, a “mancha em vinho” se tornou a protagonista. O vermelho do vinho, começou a invadir todas as suas obras, desde o expressionismo abstrato ao figurativo mais sutil.




O vinho puro, o vinho adulterado ou quimicamente modificado, sedimento e corantes naturais são os materiais do seu trabalho. Martorell usa todos os tipos de vinhos, castas e variedades, desde vinhos premium até as marcas mais simples encontradas nos supermercados e também a gama de cores possíveis em sua oxidação: vermelho, rubi, violeta, cinza, azul, roxo, marrom ou brancos e espumantes, com seus tons de amarelo para laranja. O artista afirma que o processo de pintura com vinho é tentativa e erro. Intuitivo, experimental

Na seqüência, vem o momento de explorar as cores e forçar o comportamento do vinho, naturalmente oxidado pelo oxigênio. Durante este processo, para impedir a oxidação, verniz e misturas são usadas ou reduções (ácidos ou açúcares) são adicionados.


O Vinho e a Pintura! Juan de Juanes



Quando se fala em última Ceia, se pensa logo em Leonardo Da Vinci, mas diversos pintores retrataram o momento da Eucaristia. Esta bela obra é de Juan de Juanes ou Joan de Joanes, pintado em 1550.


Juan de Juanes nasceu em Valencia (Espanha) em 1523 e morreu em Bocairente (Espanha) em 1579. Está esposta no Museu do Prado, em Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!