quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O PALADAR – A MODA E A GASTRONOMIA


Estou escrevendo a relação dos quatro sentidos, a visão, a audição, o olfato e o paladar, com a moda. Para quem não conhece , vou repetir aqui, minha definição de moda:
“Moda é muito mais que uma forma de se vestir. Moda é consciência política, é atitude, é exercer e praticar o seu direito de cidadania. Moda é criação. Moda é a procura do novo é a procura do surpreender sempre. Seja em atitudes seja em qualquer forma de arte. Moda é aquilo que como a arte, de alguma forma, te emociona, te provoca, te faz mudar.”
A Gastronomia é anterior a moda. Antes de se vestirem, os homens precisavam comer. E a partir daí descobriram o prazer de comer bem. E aonde se come bem com certeza existe um grande chef de cozinha que estudou muito para fazer isso.
O ato de cozinhar é mágico, é uma arte, a essência da busca das misturas perfeitas, que reunidas de uma certa maneira, numa determinada proporção, traz um prazer fantástico para quem faz e principalmente para quem come. Um bom prato é uma obra de arte. Por isso os bons restaurantes de grandes Chefs são caros, mas nem tanto para serem ao menos apreciados por quem gosta muito.


Como a Moda, a gastronomia tem seu regionalismo, sazonalidades e tendências. Existea
“haute Couture” a “Prêt-à-porter” e agora a aclamada “Fast Fashion”. Assim como os grandes restaurantes.

Na moda temos os designers e os estilistas. Na gastronomia temos os grandes “Chefs
ou os designers de comida. Vou falar um pouco de apenas um, Alex Atala, que hoje é considerado um dos melhores chefs do mundo.


É isso, como a moda, existe muito amor,talento, criatividade, pesquisa e reconhecimento.
Sinto saudades de grandes pratos, de grandes sabores que me remetem a lugares distantes e momentos maravilhosos. Como uma peça de roupa que vira um clássico, um bom prato, se eterniza.
Este texto eu fiz em homenagem alguns chef que tenho uma grande adimiração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!