domingo, 29 de agosto de 2010

O CHARME DE UM CLÁSSICO


recentemente a pannacotta (“creme cozido” em português), um doce tradicional do Piemonte que me deixou de água na boca. Coloquei a mão na massa e adorei o resultado: além de saborosa, é uma receita fácil, econômica e charmosíssima. Capaz de agradar até mesmo quem não é “louco por doce”, esse pudim delicado e com um suave sabor de baunilha é normalmente servido com uma calda de frutas, que pode ser de framboesa, amora, morango ou laranja.

Embora tenha se tornado famosa no Norte da Itália, a origem dessa sobremesa é incerta. A principal versão, no entanto, dá conta de que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe - berço do Barolo e do Barbaresco. A receita original da pannacotta é aromatizada apenas com baunilha, mas algumas receitas regionais incluem rum ou Marsala (vinho fortificado siciliano) no creme que forma o pudim. No Piemonte, o doce pode ir `a mesa puro ou, como é comum nos restaurantes, com calda de frutas.

De certa forma, a pannacotta pode ser vista hoje mais como uma técnica do que como um doce específico, já que vem servindo de base para que chefs do mundo todo criem sobremesas que fogem bastante da receita tradicional italiana. Em uma rápida pesquisa na internet, por exemplo, é possível encontrar referências a pannacotta de café, chocolate, limão, iogurte, entre outros. Assim, além de saborear a receita clássica do doce, os mais ousados podem usá-la como inspiração para criar outras delícias – basta usar a imaginação.


Receita:

PANNACOTTA COM CALDA DE MORANGO
(Cinco porções)

Ingredientes:
1 xícara e meia de chá de leite
1 lata de creme de leite
Meia xícara de chá de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)

Calda:
15 morangos bem picados
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:
Aqueça bem o leite com o creme de leite e o açúcar em uma panela. Desligue o fogo e misture a essência de baunilha. Reserve. Em outra panela, dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de água fria e leve ao fogo baixo até dissolver. Em seguida, misture ao creme reservado, passe para as forminhas levemente untadas com óleo e leve à geladeira. Em uma panela, misture os ingredientes da calda e deixe dissolver a gosto, acrescentando água quando necessário para que a mistura não se transforme em geléia. Leve a calda à geladeira e despeje-a sobre o pudim no momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!