Hoje vamos conhecer verdades e mentiras sobre os vinhos que a gente escuta por aí
O VINHO ROSE é vinho de menor qualidade? MENTIRA, muitos tem na cabeça que vinho rose é mistura das sobras de brancos e tintos e/ou um vinho de menor qualidade. Mil vezes bobagem. O rose é um estilo de vinho tão bem elaborado quanto os melhores brancos e tintos que há por aí. Eles existem pela sua própria razão de ser e estão inseridos no meio cultural e eno-gastronômico da região onde foram produzidos.
O “ENTENDIDO” de vinho sempre é um chato e esnobe? MENTIRA. Muitos tem em mente que o mundo do vinho é restrito a poucos e que estes falam e dizes coisas que não conheço e é difícil saber. Bobagem, claro que há os enochatos, aliás pessoas que complicam o que é fácil tem em qualquer atividade neste mundo, aqui não é diferente, mas não se intimide, visite alguns blogs e verá que os bons blogueiros combatem esta praga.
Um GRAN RESERVA será sempre melhor que um RESERVA? MENTIRA. O Gran Reserva apenas garante que o vinho ficou um tempo maior nas barricas de carvalho, mas não garante a qualidade do vinho que está lá dentro.
Há VINHO BRANCO com mais de 10 anos de garrafa e ainda está bom? VERDADE. Apesar da grande maioria dos vinhos brancos são produzidos para consumo em até 3 anos, há grandes brancos feitos para começarem a dizer porque vieram ao mundo depois de 5 anos de garrafa. Como a chave da longevidade para os brancos é a acidez, há Riesling, Semillon, Grünner Veltiner entre outras que quando jovens são quase intragáveis, mas com a idade ganham complexidade e aromas de nozes e frutos secos que os tornam opções excelentes.
TAMPAS DE ROSCA são usados em vinhos ruins? MENTIRA. Novamente os vinhos são feitos para serem bebidos quase que imediatamente, sendo assim, por questões financeiras e ecológicas, apesar de tirarem parte do ritual do vinho, as opções, tampa de rosca, muito utilizada nos vinhos da Oceania e agora no Chile e Argentina, as sintéticas (não gosto quebraram alguns saca-rolhas) e agora as de vidro são excelentes alternativas.
VINHO É PALADAR? VERDADE. Vinho é prazer e cada qual tem o seu conceito de prazer. O melhor é quando ele cabe no bolso. Claro, também, é que o horizonte deste prazer pode ser aumentado, com experiências, comparações, conversas com bons vendedores, visitas aos blogs e leituras especializadas. Mas sobretudo comparações.
VINHO BARATO É RUIM? MENTIRA. Para começar o que é caro ou não depende de nossa saúde financeira, mas de maneira alguma vinho barato tem que ser ruim. Em todos os países produtores e consumidores de vinho esta bebida faz parte de seu dia-a-dia, portanto raros são os que abrem Barolos, Borgonhas Premier Cru e grandes chilenos e argentinos todo o dia. Agora um vinho que nos chega aqui a mais de R$ 100,0 0 tem que ser bom.
Uma CARTA DE VINHOS foi feita para intimidar alguém? MENTIRA. O nosso desconhecimento em relação ao vinho e suas variedades é que nos constrange quando estamos frente a uma carta de vinhos. Graças a Deus, assim podemos evoluir com leitura especializada, bons amigos e vendedores, blogs e muita experiência erro.
Comprar vinhos é uma atividade de risco? VERDADE. Por mais que tomemos os cuidados necessários, certamente vamos comprar aquilo que não gostamos, pelo menos naquele momento, DÊ SEMPRE UMA SEGUNDA CHANCE PARA TI E PARA O VINHO. Mas o aprendizado requer investimento. Certo, também, é que a expectativa que colocamos no vinho é diretamente proporcional ao preço que pagamos por ele.
VINHO BRANCO DOCE é ruim? MENTIRA. Estudos feitos dizem que a grande maioria dos atuais consumidores, inclusive os mais assíduos, iniciaram neste mundo através de um branco mais adocicado, eu me incluo nesta turma. Alguns ficaram com seu conceito de prazer por aí, outros não. Além do que existem vários brancos que foram feitos para serem doces como os colheita tardia, os botritizados, do qual o Tokaj e o Sauternes são grandes exemplos, afora outros que utilizam variadas técnicas de produção.
O BRASIL produz só vinhos sem expressão? MENTIRA. O Brasil tem vários vinhos com muita tipicidade, isto é, numa degustação podem ser identificados. Os espumantes estão em alta e não fazem feio em nenhuma comparação com os importados. Os bancos seguem o mesmo caminho. Já os tintos, pelas condições de solo e clima não tem esta facilidade. Sofrem com as injustas comparações, principalmente com os chilenos e argentinos, digo injusta porque não se deve comparar grandezas diferentes. O vinho tinto brasileiro deve ser comparado com ele mesmo. Aí temos bons exemplares, principalmente com a casta Merlot, o clima frio e úmido favorece e muito o desenvolvimento desta uva em solos pátrios.
VINHO um pouco mais ÁCIDO é vinho ruim? MENTIRA. Em geral estamos acostumados com a doçura, da própria uva, nos vinhos andinos, aí pensamos que quando ela inexiste, como na maioria dos vinhos do velho mundo entendemos como vinho ruim. A acidez é muito bem vinda nos tintos, pois demonstra a vocação destes vinhos para a culinária, são excelentes parceiros da gastronomia local.
VINHO ITALIANO E FRANCÊS ou é bom e caro ou é ruim e barato? MENTIRA, mil vezes mentira. Já disse que os tradicionais países produtores de vinho o tem como alimento e consumo diário. Assim, por certo nem todos tem dinheiro para beber os melhores vinhos das melhores safras todos os dias. Tem seus vinhos de qualidade com preços mais em conta. E temos alguns importadores no Brasil que trazem estes vinhos para nós. Portanto é o nosso desconhecimento que dá falsa sensação de verdade a esta afirmação.
Can I simply just say what a relief to unсoveг
ResponderExcluirsomebody that truly knоws ωhat they are talking about on thе іnternet.
You definіtely realіze how to bring a
problem tο light and make it importаnt. A lot more
peορle should look at this and undеrstаnd thiѕ sidе of your story.
I was ѕuгprised you аre not more popular becаuse
you surely pоѕѕess the gіft.
My blog :: горящие туры отдых горящие путевки туры в египет туры в турцию туры