segunda-feira, 7 de maio de 2012

VINHO E SANDUÍCHE


A vida as vezes me reserva surpresas inesperadas Na última semana não foi diferente, tive o imenso prazer de conhecer  Fabianne (que é nota 20! Linda, simpática e muito divertida. Adorei!) entre um papo e outro   Fabi  perguntou se eu toparia fazer um harmonização de sanduíche. E vinho  ?  Para minha surpresa, Quem sabe? 

O nome sanduíche vem de um aristocrata inglês, John Montagou, Earl of Sandwch, inveterado jogador de cartas não queria sair da mesa de jogo,muito menos comer em pratos. Daí pediu aos seus valetes que trouxessem um pedaço de carne com duas fatias de pão. Pronto, logo ganhou seguidores e o nome ficou para sempre.

              Mas quais vinhos combinam com quais sanduíches 
 
Primeiro os ingredientes básicos para várias versões de sanduíches. Eu gosto de rúcula, presento cru, maçã verde, mostarda Dijon, mortadela, lombo de porco defumado, embutidos e defumados.
Os vinhos, certamente, serão desde os brancos passando pelo rose até chegar nos tintos com pouco tanino, algo como um Gammay (Beaujolais) ou um Pinot Noir.
Eu combinaria assim, sanduíches com gordura, seja das carnes ou de molhos com os brancos passados por barrica, Chardonnay oak ou um tinto frutado.
Sanduíches a base light, sem gordura e com muitos vegetais, certamente um branco mineral sem madeira. Riesling, Chenin Blanc, Muscadet, entre outros.
Sanduíches com embutidos, defumados, mostardas temperadas ou presunto cru com frutas, certamente os roses.
Assim, com boas combinações podemos aproveitar bem estes momentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!