
terça feira pedir um combinadão japonês porque estava com vontade de comer um arroz gostoso e um peixinho cru.
Pedimos em um restaurante aqui do lado da minha casa que, apesar de não ser grande coisa, garante um peixinho fresco. Aí tinha salmão (urgh), atum, serra, buri, linguado, enfim estava variado. Fora o inconveniente dos sushis com morango e cream cheese e os fritos, foi tudo bem.
Mas o ponto aqui não é o que veio no combinado e sim que era um combinado. Com vários tipos de peixes, em vários formatos, sushis e sashimis, vocês entendem.
E veio a solução. Eu tinha em casa um espumante da Cave Geisse Nature feito com a uva Chardonnay. Ele estava fora de geladeira, mas com este frio que esta em BH, então ele estava fresco. Ficou perfeito. Não é muito frutado,.
O mais importante na combinação, notei, foi realmente a temperatura do espumante estava igual à dos elementos do prato. Eles ficaram muito parecidos em termos de sabor e, com a temperatura, combinaram perfeitamente. Fica a dica. Este que tomei é da casa do porto
Agora os vinhos roses é o parceiro perfeito para as delicadas esculturas gastronômicas da culinária japonesa. A delicadeza do sushi e do sashimi sussurra por um rose, clama por um rose







Roses,roses, roses, , e mais roses.
ResponderExcluirNão tem combinação melhor que rose com comida oriental
Um abraço Eduardo
querida Solange Não sabe o que está perdendo. Um Tavel com este combinado Da próxima vez faça a experiência A textura delicada do peixe aliada com a presença do shoyo realmente pede vinhos espumantes leves ou bons vinhos brancos. Abraço
ResponderExcluirVerdade, EDUARDO os roses funcionam como uma especie de coringa quando o assunto é harmonização, particularmente pra falar de roses eu sou meio suspeita, acho uma opçao de vinho inacreditavel, ja que a maioria deles tem um lado voltado pra gastronomia imenso.com culinária oriental você disse tudo um grande abraço
ResponderExcluirquerida Solange!! ficar muito bom bom, um vinho branco, não frutado e seco, já que o sushi é mais doce e o arroz levemente ácido. Limpa bem a boca, de um peixe para o outro, e equilibra bem. Legal o post!!
ResponderExcluirExcelente post.
ResponderExcluirNão é a toa q coloquei este blog nos links do meu.
Abs eter, seu blog é muito bom mesmo, sempre aprendo com vc!
Lorena, obrigada pela visita.
ResponderExcluirO legal é que cada blog tem um estilo, assim se nós lermos aqueles que gostamos sempre aprendemos uma parte do mundo mágico do vinho beijos
Sempre me perguntar se combina com sake,eu não acho !! O fermentado de arroz, acentua o sabor do arroz, e rouba a sutileza, principalmente dos peixes brancos!!
ResponderExcluirBeijos
Adorei. Dependendo do sake, Veríssimo vai sim. mas é importante esse negócio da temperatura, viu, muito importante. talvez para os brancos temos que usar um sake mais delicado e refrescado. Para os peixes mais gordos e fortes, um sake mais secão e tomado em uma temperatura mais alta. Vale fazer o teste??? mil beijos
ResponderExcluir