
1. Primeiro, é bom ligar para o restaurante para saber se pode levar. Em caso positivo, perguntar se há rolha. Tendo concordado com o valor, avisar que vai levar e quantas pessoas serão. Isso (teoricamente) prepara a sua recepção, principalmente se forem várias garrafas e várias pessoas à mesa.
2. Sem avisar, pode ser que o garçon fique um pouco perdido. No caso de um sommelier, esperamos que ele diga: posso abrir já? O sr. tem alguma preferência, quer que decante, quer que eu avalie? O garçon tudo bem, mas um sommelier não deveria ficar desnorteado diante de uma situação cada vez mais comum em: a do cliente levar seu próprio vinho.
3. Caso o dono da garrafa considere que o vinho deva ser decantado bem antes está correto. Decanta em casa, depois pode colocar de volta na garrafa e avisar: já está pronto, pode servir. Nestes casos, não faz tanta diferença há quanto tempo está aberto ou a temperatura. O sommelier consideraria, normalmente, que o vinho já está pronto, pois o cliente o preparou.
4. Caso o cliente queira uma opinião sobre qual prato para o vinho, o trabalho do sommelier é essencial: conhecedor que deve ser do cardápio, ele deve provar o vinho e fazer a sugestão. Uma demora neste serviço é fatal para a realização completa do serviço do sommelier em atender bem ao cliente.
Conclusão: TUDO é uma questão de bom senso. Avisar que vai levar, consultar sobre a possibilidade e preço, bater um papo sobre a condição dos vinhos, trocar ideias…isso é parte normal do trabalho do sommelier no restaurante e deve executar o trabalho com a maior presteza e excelência possível. Básico.
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