quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESTA NOITE DEIXE –SE LEVAR PELO Desejos


Ontem eu trabalhei 12 hora seguidas cheguei em casa quase ás dez da noite destruida O dia foi complicado no trabalho, daqueles recheados de reuniões intermináveis . Na última dessas reuniões, lá pelas 18h, eu só pensava em chegar em casa, tomar uma tacinha de vinho. Foi exatamente isso o que eu fiz, he he he.Fiz uma coisa extremamente não recomendada: abri a porta da minha adega, fechei os olhos e saquei a primeira garrafa que encontrei. Isso que é degustação às cegas… Minha adega está repleta de bons vinhos, então fiquei com um certo receio de pegar um vinho muito caro ou que não estivesse na hora de abrir. Respirei fundo, abri os olhos e deixei o destino agir.

Eis que nas minhas mãos surge uma garrafa do Desejo safra 2004, o vinho top de linha da vinícola brasileira Salton.

Fiquei feliz com a escolha divina. Eu já havia provado o talento , mas ainda não havia me encontrado com o Desejo. Ele passa fácil por um vinho de qualidade sul-americano ou europeu.

É um vinho que surpreende pela austeridade. Eis uma palavra muito usada quando o vinho é daqueles que impõem respeito. A complexidade do Desejo começa na cor –.roxo intenso e profundo. Tem tons de violeta, mas é quase negro. ,libera aromas sedutores de desejo de frutas vermelhas maduras, tipo ameixa preta. Também tem madeira, já que o vinho passou vários meses envelhecendo em barricas de carvalho. E um leve toque de baunilha, proveniente do tipo de carvalho utilizado para o vinho amadurecer. Em tempo: quase a totalidade dos vinhos brasileiros descansa em barris de carvalho americano (feitos nos EUA), que normalmente dâo um tom de baunilha no aroma dos vinhos. Com o Desejo, não é diferente. (Obs: se o vinho tivesse envelhecido em barricas européias, o chamado carvalho francês, ele teria aromas mais “animais”. Falaremos disso em breve.)

Na boca, o paladar do Salton Côrtes

. É um vinho encorpado, com muita estrutura e ótima acidez. Ainda pode ser guardado por alguns anos. Tudo indica que a criança envelhecerá com dignidade. Talvez seja melhor esperar um ou dois anos para ele alcançar a plenitude. Mas, se você abrir hoje, não vai se decepcionar.

Enfim, um ótimo vinho. Correspondeu a todos os meus… desejos (desculpe, mas não resisti).sempre ouvir dizer que o Desejo era um vinho ótimo

confesso que achava estranho a vinícola ter dois vinhos top (o Talento e o Desejo ficam na mesma categoria). Mas, depois que eu provei, percebi que o vinho realmente é muito bom.

Hoje à noite quero ver se eu provo um Talento para comparar… Aguarde.

Um comentário:

  1. Olá solange !!!
    Sou de Brasilia,leitor e admirador de seu Blog e sou fã deste vinho..acho um dos melhores vinhos da serra gaúcha.Estou no aguardo que voce algum dia experimentem um dia o vinho Argentino Clos de los siete..quando conseguir poste para trocarmos experiências.
    Abraço
    Edinei Scotti

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!