parabéns a todos . O diploma é apenas o começo, e não o fim. É o começo de uma carreira que, a partir de agora, só depende de cada um de nós, ser bem sucedida ou não. estamos preparados para o mercado, mas só nós poderão decidir, a partir de decisões e escolhas difíceis, se seremos sommeliers de verdade ou apenas exibirão um papel em nossa parede. Portanto, é importante saber que um carreira se constrói todos os dias, com seriedade, estudo, prática, ética e, sobretudo, citando Manoel Beato que foi o responsavél pela minha paixão pelos vinhos a oito anos fui em um degustação dele e nunca mais deixei de estudar os vinhos ele tem , “uma capacidade imensa de servir “. Porque, ser sommelier, mais do que saber de vinho é querer servir ao outro, passando por cima de nosso ego, de nossas necessidades e de nossos interesses. Ser sommelier é atender às necessidades e interesses do cliente. Boa sorte, queridos colegas!
Parabéns pelo BLOG, muito bem apresentado e, o mais importante, com excelente conteúdo!
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo apresentado no blog, tenho consultado e aprendido muito aqui com vocês.
ResponderExcluirOlá SOLANGE .
ResponderExcluirSou um iniciante, bebo vinho a poucos 8 anos, e ainda não sei no paladar ditingui-los, mas adorei as dicas do BLOG, e da maneira leve e direta em passar "o que devemos observar" nessa bebida que considero a mais sagrada do mundo.
Parabens e compartilho os vinhos e esse BLOG com os amigos !!!
Oi solange adorei seu blog
ResponderExcluirEssa é apenas mais uma área onde as mulheres estão chegando em grande estilo e ocupando seu espaço. Com certeza as características femininas são de grande valor na hora de degustar, harmonizar e sugerir um bom vinho.
querida solange
ResponderExcluirEu e meu pai,queremos parabeniza -la pelo blog ,samos leitores assiduos do blog é adoramos principalmente vinhos e gastronomia ,o meu pai é um grande conhecedor de vinhos e comida ,principalmente a gastronomia francesa.Mais um vez parabéns sucesso!um grande abraço.
CYBELE MOURA
Querida Solange nao me canço de ler suas postagem ,
ResponderExcluiralém de uma mulher linda, escreve muito bem parabéns para essa mineirinha
que já tem espaço entre as belas sommelières seja muito bem vinda tenho certeza que o mundo dos vinhos ganha mais um safra espetacular sucesso
emerson vieira / Sao Paulo
Querida Solange Tenho 46 anos e estudo sobre vinhos há tempos. Tenho feito cursos profissionalizantes, inclusive, tenho um diploma de sommelier. Porém, não me sinto como tal, pois tenho plena consciência do quanto tenho a aprender. Trabalhei 26 anos como analista de sistemas e criei meus filhos a partir dos ganhos nessa profissão. Hoje, porém, a situação é outra e estou tentando mudar essa história. Aproveitei a idade mais madura de meus filhos e sai do meu trabalho e estou buscando cursos, estágios e treinamentos como sommelier. Não sei no que isso vai dar. Só sei que, depois de um mês como desempregada, já sinto como se nunca tivesse feito parte daquilo. Ótimo. Sem mágoas, sem expectativas. Apenas buscando concretizar sonhos.
ResponderExcluiré isso, NUBIA. Mais do que estuda ou ter diploma, ser sommelier é um estado de espírito. Sim, uma profissão, mas antes disso, uma vontade imensa de atender, de trabalhar na área, de sugerir, de compartilhar. Um diploma não nos faz sommeliers. A prática aliada à busca enlouquecida da excelência nos faz. Mas, mais uma vez, isso não é só para a sommellerie. É para QUALQUER profissão. bjao
ResponderExcluir