sábado, 11 de setembro de 2010

RIESLING A BRANCA DO FRIO MINHA PAIXÕA

A Alemanha, classíca produtora de vinhos brancos, vive, como de resto no mundo, uma revolução proporcionada por jovens produtores, desde o vinhedo até a vinificação.
Com a Riesling não foi diferente. Não vamos confundir a Riesling Renana, da qual estamos a falar com a Riesling Itálica, utilizada nos espumantes nacionais.
A Riesling Renana tem como seu berço os vales dos rios Saar, Ruwer e Mosela, todos no nordeste do país região fronteiriça com a França e Luxemburgo. Além de serem os vinhedos mais aom norte de que se tem notícia.
Como os invernos são rigorosos e os verões amenos, a Rieling tem baixo teor alcoólico,algo perto de 11 a 12 graus,o que é uma dádiva em face destes quase vinhardentes que são vendidos hoje.
Este mesmo frio ajuda para que a casta seja aromática, refrescante e extremamente longeva. Há exemplares que aguentam muito bem até 20 anos de garrafa.
É certo que são excelentes parceiros para os frutos do mar, peixes leves como este linguado bem como sozinhas acompanhadas apenas de um queijo leve. Como o teor alcoólico é baixo são também ideias para conversas ao fim de tarde de um verão.
Sei que têm excelentes exemplares na Alsácia,Austrália,Nova Zelândia, até mesmo no Chile. Mas nenhum destes vinhos superam um bom Riesling alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!