sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Comida ou Gastronomia?



Não se pode pensar em cultura gastronômica sem vinhos. Pois, não importa a qualidade dos ingredientes, a técnica e a criatividade no momento da elaboração do prato ou a excelência do serviço se, durante a refeição, não houver a bebida adequada ao prato.
Uma das mais famosas citações de Jean Anthelme Brillat-Savarin, grande ensaísta gastronômico francês do século XIX é:
“Uma refeição sem vinhos é como um dia sem sol”.
Há dias nublados excelentes, mas nada comparáveis à uma bela tarde ensolarada.
Mas apenas a equação vinho + comida = gastronomia não é suficiente. Segundo Theodore Zeldin, filósofo e historiador inglês:
“A gastronomia é a arte de utilizar os alimentos para trazer felicidade”.
E há algumas harmonizações de vinho e comida que frequentemente terminam em tragédia.mas nada como der um bom profissional para ajudar na hora de um jantar

Comer é uma necessidade do corpo; beber é uma necessidade da alma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!