segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AÇORES-O IMPÉRIO DOS BRANCOS


Açores, arquipélago que fica a 1.500 quilômetros de Lisboa. Dali vieram os portuguêses que colonizaram o sul do Brasil. Quem não lembra da história dos 60 casais de açorianos que chegaram a Porto Alegre? Ou o sotaque fortemente açoriano do manezinho de Florianópolis?
Mas também dali, de suas terras formadas pelas lavas estão os vinhedos. São plantadas no meio das pedras em quadrados que lembram potreiros. A foto aí de cima da uma ideia de como são plantadas e colhidas as uvas. É hoje considerado patrimônio da humanidade desde 2004 em função da arquitetura e paisagens das ilhas.
Os vinhos de Açores mais famosos são os generosos ao estilo Madeira, Porto e Moscatel de Setubal. São feitos com a casta Verdelho a mesma que na Itália chama-se Verdichio e está na toscana, Sicilia e Córsega. É uma casta que se dá muito bem nas ilhas porque aguentam bem o sol e a maresia.
São plantados na Ilha de Pico e na Terceira, na região de Biscoitos, onde temos o famoso vinho generoso de Biscoitos.
Os ventos da modernidade que varrem todos os cantos vinícolas deste mundo também se fazem presentes em Açores. Ali, hoje,várias castas portuguêsas tradicionais estão sendo plantadas, bem como as chamadas internacionais, com sucesso. Os vinhos que dai saem são vinhos tranquilos o que de certo modo contradiz a tradição de Açores.
Quem quiser saber um pouco mais veja o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é de bom interesse para o meu Crescimento! Obrigado!